24 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Energia acessível e limpa: o que é?

Aos poucos estamos incentivando o crescimento e evolução de sistemas mais modernos de geração de energia

Autor: 28 de dezembro de 2023Opinião
6 minutos de leitura
Energia acessível e limpa: o que é?

Foto: Freepik

A ideia de se ter uma energia acessível, passa pelo ponto de que todos, independentemente da localização ou condição financeira, deveriam ter acesso a ela.

Além disso, para ser uma fonte de energia limpa, ela não deve acarretar em nenhum tipo de poluição ou degradação ambiental. Dessa forma, uma fonte de energia acessível e limpa que está mais próxima de se tornar realidade para os brasileiros é a solar fotovoltaica.

Economia e sustentabilidade

As energias sustentáveis são aquelas geradas através de uma fonte renovável e que não polui o meio ambiente.

A cada ano as tecnologias para explorar este tipo de energia vêm sendo aprimoradas, tornando essas energias cada vez mais vantajosas e baratas para aqueles que desejam utilizá-las.

Um exemplo em evidência deste tipo de energia cada dia mais acessível e limpa é a solar. Um sistema solar fotovoltaico a alguns anos era muito caro, além de na época não ser tão divulgado e conhecido pela população. Mas essa realidade hoje é outra.

O setor de energia solar fotovoltaica recebeu muito investimento em pesquisas e fabricação de equipamentos. O que melhorou a eficiência dos sistemas e reduziu os valores para a montagem de um sistema solar fotovoltaico.

Dessa forma, mesmo não sendo ainda uma fonte de energia 100% acessível para todos, é a que está caminhando mais rápido para se tornar. Afinal, não existem restrições para utilização da energia solar, um sistema solar fotovoltaico pode ser instalado e utilizado em qualquer lugar do país.

O governo vem criando iniciativas e subsídios para que o acesso a financiamentos para instalações de sistemas de energia solar fotovoltaica seja democratizado. Isso é um passo enorme rumo à sustentabilidade energética e à recuperação do meio ambiente.

Acessibilidade a uma fonte de energia

Quando você olha para o cenário atual de geração de energia, percebe que o que move o país são as hidrelétricas.

O problema é que esse tipo de energia requer uma grande rede de distribuição, que gera muitos custos e desafios ainda maiores para “levar” a energia gerada em uma hidrelétrica até pontos mais afastados do país.

Esse fato, faz com que muitas famílias no Brasil ainda não tenham acesso a energia elétrica. É difícil você imaginar sua vida sem energia, mas apenas na Amazônia cerca de 425 mil famílias sofrem com essa realidade.

Agora imagina um cenário em que todas essas famílias pudessem gerar sua própria energia e armazenar em baterias para utilização posterior do que for produzido em excesso ao longo do dia.

Pois é, parece um sonho não depender mais de enormes redes de distribuição, apagões, altos custos da conta de luz e muitos outros problemas. Mas essa é uma realidade cada vez mais presente.

Infelizmente ainda estamos longe da realidade que buscamos para uma energia acessível e limpa em nosso país, mas estamos no caminho certo.

Benefícios de uma fonte de energia acessível e limpa

Adotar a utilização deste tipo de fontes de energia gera uma gama de benefícios e um futuro mais promissor para as futuras gerações:

  • Sustentabilidade;
  • Redução da desigualdade;
  • Economia;
  • Inovação Tecnológica.

Sustentabilidade

A utilização de fontes de energia acessível e limpa contribui para a sustentabilidade do planeta. Dessa forma, você reduz a dependência de combustíveis fósseis, conservando o meio ambiente e atrasando ou acabando com as mudanças climáticas extremas.

Redução da desigualdade

Garantindo que mais famílias tenham acesso a energia elétrica, independentemente de onde moram ou de sua condição financeira, estaremos contribuindo para o desenvolvimento daquela família. A energia gera muitas possibilidades para qualquer família.

Economia

A utilização de energias como a solar e eólica, por exemplo, geram uma grande economia nas contas de luz.

A longo prazo o investimento em um sistema solar fotovoltaico se paga em pouquíssimo tempo, sendo um dos melhores investimentos atuais. Rendendo em alguns casos, mais que um investimento em CDB por exemplo.

Inovação Tecnológica

Grandes pesquisas e investimentos no setor de energias renováveis tem nos apresentado grandes resultados e evoluções rápidas.

Isso não apenas ter reduzido os custos de sistemas de geração de energia acessível e limpa, mas também tem democratizado e facilitado o acesso de grande parte da população a elas.

Desafios a superar

No entanto, a mudança para utilização destas fontes de energia ainda é um processo que irá demandar tempo e mudanças culturais de pensamento e costumes. Esse é sem dúvida o maior desafio, mudar a forma como as coisas são feitas a séculos.

Além disso, as grandes distribuidoras de energia não vão facilitar esse processo. Atualmente o tipo de sistema de geração de energia solar fotovoltaica mais utilizado é o On Grid.

Esse tipo de sistema ainda depende das redes de distribuição das grandes concessionárias para “carregar a energia gerada” pois sem a utilização de um sistema de armazenamento é preciso despachar o excesso da geração de energia, e isso é feito injetando a energia na rede de distribuição.

Com isso, grandes concessionárias de energia elétrica, como a CEMIG em Minas Gerais, por exemplo, têm negado grande parte dos pedidos de liberação para instalação de sistemas fotovoltaicos, alegando sobrecarga na rede.

Isso é um fator importante que tem que ser mudado e evoluído para seguirmos o futuro rumo às fontes de energia acessíveis e limpas.

Conclusão

Ao longo de todo este artigo você pôde perceber a grande importância de buscarmos uma fonte de energia acessível e limpa. Essa importância está ligada diretamente a preservação do nosso meio ambiente e também para a economia financeira das famílias.

Assim, alcançar uma fonte de energia 100% acessível e limpa deve ser um compromisso nosso com o futuro e as gerações futuras. Adotando fontes de energia renováveis tornamos a energia cada vez mais acessível a todos.

Aos poucos estamos incentivando o crescimento e evolução de sistemas mais modernos de geração de energia.

Além disso, a economia gerada por sistemas assim tem um grande impacto sobre muitas famílias. Existem muitos aparelhos que consomem muita energia e que com as mudanças climáticas estão sendo cada vez mais utilizados.

Um exemplo disso é o ar condicionado, que consome muita energia, mas que as constantes ondas de calor nos obrigam a utilizar cada vez mais.


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Grupo E4 Energias Renováveis

Grupo E4 Energias Renováveis

O Grupo E4 Energias Renováveis tem por objetivo profissionalizar o setor fotovoltaico no Brasil. Fundado por três engenheiros eletricistas e integradores fotovoltaicos, hoje oferecem treinamentos, cursos e o CRM solar mais utilizado no setor além de conteúdos gratuitos no YouTube e Instagram

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.