Mais de 470 mil unidades no RS com serviços interrompidos, diz ANEEL

Agência divulga boletim com atualizações sobre as inundações e os números de clientes afetados por distribuidora no Estado
3 minuto(s) de leitura
470 mil unidades consumidoras estão serviços interrompidos no Rio Grande do Sul, diz ANEEL
Fortes chuvas estão atingindo o Rio Grande do Sul desde a semana passada. Foto: ANEEL/Divulgação

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, neste domingo (5), um boletim com atualizações sobre inundações e ocorrências na rede de energia elétrica das distribuidoras do Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas que atingem o Estado desde a semana passada.

De acordo com o Órgão Regulador, as barragens da Usina Hidrelétrica Bugres alteraram o nível de segurança de emergência para atenção.

Houve também desligamento durante a madrugada da térmica Pampa Sul e na distribuição de 470 mil unidades consumidoras que estão com os serviços interrompidos. 

Confira abaixo a situação de algumas barragens no Estado, segundo o boletim da ANEEL:

Barragens em estado de atenção:

  • Bugres (Barragem Blang e divisa);
  • Canastra;
  • Castro Alves;
  • Furnas do Segredo;
  • Monte Claro.

Barragens em estado de emergência:

  • 14 de Julho;
  • Salto Forqueta.

Segundo a Agência, devido às inundações, permanece desligada a subestação Nova Santa Rita, que deixou fora de operação 16 importantes linhas de transmissão.

“Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas”, informa o boletim.

Balanço das distribuidoras

Na RGE, cerca de 272 mil clientes estavam interrompidos até às 11h deste domingo, o que equivale a 8,9% dos clientes da concessionária. Ao todo, 40 municípios estão com o fornecimento totalmente interrompido.

As regiões mais afetadas são: ​Vale do Taquari (113,8 mil​); Rio Pardo (33,3 mil​); Serra (27,9 mil​) Vale dos Sinos (45 mil); Central (21,2 mil) e Planalto (18 mil).

Na CEEE Equatorial há cerca de 157 mil clientes com serviços interrompidos, dos quais 141 mil estão desligados por questões de segurança ou encontram-se em áreas com impedimento de acesso.

Todos os municípios da área de concessão foram impactados e as regiões mais afetadas são Alvorada, Guaíba, Pelotas e Porto Alegre.

Além das duas distribuidoras, a ANEEL apontou que em seu boletim que cerca de 44 mil clientes da Cooperativa Centrel também encontrava-se sem com os serviços de distribuição de energia interrompidos até às 11h deste domingo.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal