Energia fotovoltaica deve abastecer escola infantil de Criciúma

Projeto está sendo elaborado pela UniSatc em parceria com a prefeitura municipal
08-02-2021-canal-solar-Energia fotovoltaica deve abastecer escola infantil de Criciúma

A energia solar segue sendo a principal escolha de instituições de ensino para promover eficiência energética e economia. Desta vez, a UniSatc (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina), em parceria com a prefeitura de Criciúma (SC), está analisando instalar um projeto sustentável em uma das escolas do município.

Localizada no bairro Vila Natureza, a CEIM (Centro De Educação Infantil Municipal) Natureza está recebendo visitas técnicas, nos últimos meses, dos alunos do curso de engenharia elétrica da UniSatc que elaboraram o programa.

O intuito foi fazer um levantamento das instalações elétricas, calcular a demanda e comparar com o consumo atual da instituição, para que a unidade seja contemplada com um projeto-piloto fotovoltaico.

“Desde 2016 temos uma parceria com a prefeitura de Criciúma, na qual ajudamos na avaliação e atualização das instalações elétricas das escolas municipais. Neste ano, além dos processos habituais, em que atualizamos os projetos das escolas para atender as novas demandas de energia, estamos trabalhando em um programa, solicitado também pela prefeitura, para utilização de energia solar”, explicou Franciele Ronchi, professora responsável pela iniciativa.

“Essa é uma excelente oportunidade para todos os envolvidos em aprender e aplicar uma tecnologia que está sendo cada vez mais utilizada por empresas, residências e no setor público, como é o caso do projeto com a prefeitura”, destacou André Tavares, coordenador do curso de engenharia elétrica da UniSatc.

Desta forma, segundo ele, estão contribuindo para a formação de profissionais nesta área e na redução dos gastos com eletricidade, além de reduzir o impacto ao meio ambiente no município de Criciúma.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal