Energia solar e agricultura dividem espaço em novo projeto no Rio de Janeiro

Com investimento de R$ 15 milhões, o projeto permite o uso simultâneo do solo para geração solar e cultivo agrícola
Energia solar e agricultura dividem espaço em novo projeto no Rio de Janeiro
SUNfarming/Divulgação

A GNA, a alemã SUNfarming e a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) assinaram, na última quarta-feira (1º), durante a feira Rio+Agro, um acordo para a implantação de uma usina agro-solar do Sudeste. A parceria conta com apoio da SEENEMAR (Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar).

O empreendimento, que terá investimento de R$ 15 milhões, será instalado na Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo, em Campos dos Goytacazes (RJ). O projeto será viabilizado pelo Decreto de Compensação Energética, sancionado pelo governador Cláudio Castro em junho deste ano, que estimula investimentos em energia limpa e geração de empregos no estado.

O modelo vai permitir o uso simultâneo do solo para geração solar e cultivo agrícola, conhecido como sistema agrivoltaico. A expectativa é que a usina tenha até 1,5 MW de potência em energia solar.

Além de atender à própria demanda energética, a unidade contará com um Centro de Treinamento e Pesquisa em parceria com instituições brasileiras e alemãs. A estrutura será voltada à capacitação em técnicas agrícolas, eletricidade e instalação de sistemas fotovoltaicos, beneficiando comunidades locais.

“O Rio de Janeiro, mais uma vez, sai na frente com inovação e sustentabilidade. Essa usina agro-solar é um marco, porque une energia limpa, produção agrícola e formação profissional, mostrando como é possível gerar desenvolvimento sustentável com responsabilidade”, afirmou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.

Para o diretor-presidente da GNA, Emmanuel Delfosse, o projeto inaugura um novo ciclo para a companhia e para o estado. “É uma enorme satisfação anunciar o primeiro projeto solar da GNA e também o primeiro agro-solar do Sudeste. Este marco reforça nosso compromisso com a segurança e a transição energética, ao mesmo tempo em que cria oportunidades para as comunidades locais e promove o desenvolvimento sustentável no Norte Fluminense e em todo o Estado do Rio de Janeiro”, disse.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Líder de Comunicação do Canal Solar. Host do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado de energias renováveis. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.