GC Solar 22,70 GW GD Solar 49,91 GW
Notícias

Energia solar de uso empresarial dispara e já soma mais de 217 mil novas adesões

Expansão da fonte fotovoltaica avança em todos os estados e movimenta mais de R$ 9 bilhões

Energia solar de uso empresarial dispara e já soma mais de 217 mil novas adesões

Foto: Freepik

O uso de energia solar no setor empresarial brasileiro registrou forte aceleração ao longo de 2025. De acordo com levantamento da TTS Energia, elaborado a partir de balanços oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 217 mil empresas adotaram geração própria entre janeiro e outubro deste ano.

Isso totalizou aproximadamente 2 GW de nova capacidade instalada dedicada a atender operações comerciais, de serviços e industriais. A expansão da tecnologia aparece distribuída por todo o território nacional, refletindo um movimento consistente de busca por autonomia energética e redução de custos operacionais.

Segundo o mapeamento, as companhias investiram mais de R$ 9 bilhões em cerca de 56 mil novas usinas solares instaladas em telhados, coberturas e estruturas em solo, espalhadas por mais de 4,3 mil municípios. O avanço reforça a consolidação da geração distribuída como solução competitiva e financeiramente previsível para diferentes perfis de negócio.

O estudo destaca um recorte estadual que evidencia a velocidade do crescimento. Minas Gerais lidera com folga, registrando 102 mil novas adesões e 334 MW instalados. Em seguida aparece São Paulo, com 32 mil empresas e 277 MW. 

O Paraná ocupa a terceira posição, somando 21 mil sistemas e 194 MW. Mato Grosso surge na sequência, com 15,4 mil unidades e 206 MW, enquanto a Bahia fecha a lista dos cinco principais estados, com 7 mil conexões e 63 MW implementados.

A TTS Energia, que atua na engenharia e construção de usinas solares, assinou projetos de diferentes portes ao longo do ano. Entre os exemplos citados está a instalação de 130 módulos fotovoltaicos no centro de operações da Aggreko, em Jaguariúna (SP), resultando em 79,3 kWp de potência.

Outro destaque é o projeto desenvolvido para o primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina, que recebeu mais de 580 módulos, distribuídos em duas miniusinas — uma na laje do edifício e outra sobre o estacionamento — totalizando cerca de 360 kWp.

Para o CEO da TTS Energia, Jacques Hulshof, a expansão solar empresarial marca uma mudança de visão. Segundo ele, a fonte deixou de ser apenas um recurso sustentável para se tornar “uma oportunidade concreta de modernização operacional, redução de custos e fortalecimento da governança ambiental”. 

Hulshof acrescenta que empresas que investem em geração própria ganham autonomia, previsibilidade e reforçam compromissos que hoje são determinantes para reputação e competitividade. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Antonio Carlos Sil
Sobre o autor
Antonio Carlos Sil

Antonio Carlos Sil é jornalista formado pela FMU/FIAM. Atuou como repórter pela Brasil Energia, além de serviços prestados para Agência Estado, Exame e Canal Energia. Trabalhou em assessorias de comunicação da CPFL Energia, CESP e AES Tietê. Cobre setor elétrico desde 2000. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.