23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Energia solar supera 10 GW de potência instalada em residências

Classe de consumo é a que contabiliza os maiores números da GD solar desde o início da expansão da fonte no país

Autor: 18 de abril de 2023Indicadores
2 minutos de leitura
Energia solar supera 10 GW de potência instalada em residências

Foto: Pixabay

O Brasil ultrapassou, no começo da manhã desta terça-feira (18), a marca dos 10 GW de potência solar instalada em residências, segundo dados contabilizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

Trata-se de um número que apenas consolida a classe de consumo como a que possui o maior volume de potência fotovoltaica instalada em GD (geração distribuída) no país. 

Até o momento, o segmento também conta com outros 5,48 GW gerados a partir de estabelecimentos comerciais; 2,89 GW por propriedades rurais; 1,35 GW por usinas industriais e outros 0,21 GW por sistemas ligados ao poder e serviço público.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o volume de potência solar gerado pelas residências brasileiras praticamente dobrou: eram 5,06 GW em abril de 2022 contra os atuais 10,03 GW. 

De acordo com a ANEEL, a classe de consumo residencial também é a que lidera o mercado nacional fotovoltaico de GD em termos de números de sistemas instalados.

Ao todo, já são 1,47 milhão conexões em operação e que juntas geram créditos para cerca de 1,83 milhão de UCs (unidades consumidoras). 

Na sequência, aparecem os estabelecimentos comerciais e as propriedades rurais, com 199,2 mil e 159,3 mil instalações realizadas, respectivamente. Atualmente, dos 5.570 municípios que existem no Brasil, mais de 98,7% (5.499) possuem ao menos um residência com energia solar em operação. 

Fonte: ANEEL

 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.