29 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,7GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 27,7GW

Energias renováveis bate recorde em 2020, aponta IRENA

Mundo adicionou mais de 260 GW de potência de fontes limpas no ano passado

Autor: 9 de abril de 2021abril 21st, 2021Mundo
3 minutos de leitura
Energias renováveis bate recorde em 2020, aponta IRENA

De acordo com dados divulgados pela IRENA (International Renewable Energy Agency – Agência Internacional de Energia Renovável), as adições à capacidade global de renováveis em 2020 superaram as estimativas e todos os recordes anteriores, apesar da desaceleração econômica provocada pela pandemia da Covid-19.

A pesquisa apontou que mais de 260 GW de potência de energia renovável foram adicionados em todo o planeta no ano passado, uma alta de 50% em relação a 2019. 

O levantamento destacou ainda que mais de 80% de toda capacidade de eletricidade adicionada em 2020 era limpa e sustentável, com a solar e eólica respondendo por 91% das novas energias renováveis.

Segundo a IRENA, essa expansão é atribuída ao descomissionamento líquido da geração a partir de combustíveis fósseis na Europa, América do Norte e pela primeira vez na Eurásia (Armênia, Azerbaijão, Geórgia, Federação Russa e Turquia).

Para se ter uma ideia, por exemplo, o total de adições deste tipo de fonte caiu de 64 GW em 2019 para 60 GW em 2020. “Esses números contam uma história notável de resiliência e esperança. Apesar dos desafios e da incerteza de 2020, as energias renováveis ​​surgiram como uma fonte de otimismo inegável por um futuro melhor, mais equitativo, resiliente, limpo e justo”, disse Francesco La Camera, diretor-geral da IRENA.

“A grande reconfiguração ofereceu um momento de reflexão e chance de alinhar nossa trajetória com o caminho da prosperidade inclusiva, e há sinais de que estamos percebendo isso”, ressaltou. 

Para o especialista, apesar do período difícil, como foi previsto, 2020 marca o início da década das renováveis. “Os custos estão caindo, os mercados de tecnologia limpa estão crescendo e nunca os benefícios da transição energética foram tão claros. Essa tendência é imparável, mas, como destaca a revisão de nossa Perspectiva da Transição da Energia Mundial, há muito a ser feito”, apontou. 

“Nossa perspectiva mostra que investimentos significativos em energia planejada devem ser redirecionados para apoiar a transição se quisermos atingir as metas de 2050. Nesta década crítica de ação, a comunidade internacional deve olhar para esta tendência como uma fonte de inspiração para ir mais longe”, concluiu La Camera. 

Destaques de 2020

No final de 2020, a IRENA relatou que a capacidade de geração renovável global totalizava 2.799 GW, com a energia hidrelétrica ainda respondendo pela maior parte (1.211 GW).

No entanto, a fotovoltaica e a eólica dominaram a expansão da capacidade no ano passado, com 127 GW e 111 GW de novas instalações, respetivamente. A China e os Estados Unidos foram os dois mercados de crescimento de destaque em 2020. O país asiático adicionou 136 GW, com a maior parte vindo de 72 GW de eólica e 49 GW de solar. 

Já os EUA instalaram 29 GW de potência de renováveis ​​no ano passado – quase 80% a mais do que em 2019, incluindo 15 GW de solar e 14 GW de eólica. 

Ainda segundo o estudo, a África continuou a se expandir de forma constante com um aumento de 2,6 GW, um pouco mais do que em 2019, enquanto a Oceania continuou a ser a região de crescimento mais rápido (+ 18,4%), embora sua participação na capacidade global seja pequena e quase toda a expansão ocorreu na Austrália.

ad hoymiles
Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.