25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Engie fecha parceria para construção de sete usinas fotovoltaicas

Autor: 15 de setembro de 2020março 18th, 2021Brasil
Engie fecha parceria para construção de sete usinas fotovoltaicas

A Engie, uma das maiores geradoras privadas de energia do Brasil, fechou uma parceria com a BC Energia, especializada em empresa de geração renovável, para a implantação de sete usinas solares.

As plantas, que destinam-se à modalidade de GD (geração distribuída) fotovoltaica, serão construídas nos estados de Goiás e Minas Gerais e no Distrito Federal. A capacidade total das usinas será de 10,8 MWp.

De acordo com a empresa, as usinas adicionarão 21 GWh/ano à capacidade de geração de energia instalada da BC Energia, que chegará a 35,5 GWh em 2021.

Das sete unidades, três serão construídas em Goiás, que somarão mais 4,6 MWp no estado. Já no DF serão construídas duas plantas, que, juntas, terão 3 MWp. E mais outras duas serão implantadas em Minas Gerais.

“A parceria com a BC Energia está em linha com os propósitos da Engie de contribuir para promover a sustentabilidade, descentralização e descarbonização na geração e em soluções na área de energia”, disse Leonardo Serpa, diretor-presidente da Engie Soluções

“Nossa estratégia é liderar a transição energética em curso. Além disso, a geração solar distribuída é uma alternativa renovável e a custo competitivo para diversos segmentos”, destacou Serpa.

Goiás atinge marca de 200 MW 

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o estado de Goiás atingiu a marca de 200 MW de potência instalada de GD fotovoltaica. São 12.942 sistemas conectados, abrangendo 231 municípios com pelo menos um sistema solar.

Em 2017, a ABSOLAR construiu com o governo do estado o Programa Goiás Solar, iniciativa que virou referência nacional para o incentivo à energia solar. Naquele ano, Goiás estava em 14º lugar no ranking estadual de GD. Agora, já saltou para a 6ª posição.

De acordo com a associação, atualmente, mais de 17 mil consumidores já produzem a própria energia e economizam na conta de luz.

{loadmoduleid 350}

{loadmoduleid 348}

{rfbcomment}100%{end-rfbcomment}

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.