25 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Esfera lança marketplace para compra e venda de energia do mercado

Solução visa desburocratizar a cotação de preços e facilitar auditorias de processos

Autor: 19 de maio de 2021maio 20th, 2021Brasil
3 minutos de leitura
Esfera lança marketplace para compra e venda de energia do mercado

A Esfera Energia, empresa que atua com tecnologia, gestão e comercialização de energia, lançou o primeiro marketplace do setor, o hud Cotação.

A plataforma, totalmente digital e automatizada, já conta com mais de 130 comercializadoras cadastradas.  Durante a fase de testes, a ferramenta já transacionou mais de 100 MW médios por mês.

A novidade será disponibilizada gratuitamente para todo o mercado de forma gradual. Para garantir a participação, as empresas precisam solicitar um convite no site da companhia.

“Além de resolver uma dor operacional do mercado, porque geralmente tanto os clientes, quanto as comercializadoras fazem o controle por meio de planilhas, a plataforma também traz mais transparência em relação a melhores preços e facilita a auditoria de processos”, explica Braz Justi, CEO da Esfera Energia. 

Segundo o executivo, a plataforma vem com o objetivo de otimizar e automatizar o processo de cotação de energia, que possui um processo bastante manual, ainda feito por e-mail, telefone ou até Skype. A principal proposta do hud Cotação é reunir compradores, vendedores, demandas e propostas em um só lugar. 

Uma das empresas que participou dos testes da plataforma desde o início foi a Adecoagro, empresa do setor de agronegócios. Paulo Fiordelice, responsável pelos negócios com energia da empresa, destaca que o hud Cotação melhorou suas cotações. “”A utilização da plataforma de cotações agregou muito em termos de praticidade, além de economizar mais tempo e agilidade, traz segurança, transparência e maior visão de posicionamento do mercado”, afirma”, afirma. 

A Esfera estima que hoje o mercado potencial para a utilização do marketplace é de pelo menos 10 mil atores – empresas com liberdade para comprar e vender sua própria energia no Mercado Livre de Energia. A expectativa da empresa é que pelo menos 10% desse mercado, inicialmente, utilize a plataforma.

“Trabalhamos durante oito meses no desenvolvimento do marketplace, focando especialmente na experiência do usuário para resolver uma dor de anos do mercado de energia tanto para os clientes, quanto para os fornecedores” comenta Braz. 

Para o CEO, o perfil do cliente no mercado de energia está mudando e a empresa segue uma linha de produtização. “Nós queremos reduzir cada vez mais a interface humana e ter uma interface mais de produtos e soluções que realmente resolvam os problemas do setor. A ideia é desburocratizar e simplificar cada vez mais o setor”, conclui.

Para realizar uma cotação por meio da plataforma, o interessado precisará preencher as informações como volume de energia que deseja comprar ou vender, qual tipo de energia e para qual período. 

Em seguida as comercializadoras recebem o pedido e enviam suas propostas, tanto por e-mail quanto pela própria plataforma. Todas as etapas da negociação ficam registradas, o que facilita a auditoria. 

Para mais informações clique aqui para acessar o site da empresa e saber como participar.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.