25 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,81GW

Especialista destaca importância da hibridização das gerações de energia no Brasil

Recentemente, um sistema fotovoltaico flutuante de 10 MW foi implantado no estado de Selangor e conectado à rede da Malásia

Autor: 16 de outubro de 2020julho 27th, 2021Brasil

A Espanha iniciou a operação da primeira usina fotovoltaica flutuante do país. A planta, localizada no reservatório de Sierra Brava, na região da Extremadura, tem 1,1 MW e recebeu investimentos de € 1,7 milhões. A instalação foi divulgada nesta semana pela fabricante JA Solar, que forneceu os painéis solares para o projeto.

Ao total, foram instalados 3 mil módulos fotovoltaicos monofaciais e bifaciais, dispostos em vários ângulos de orientação e inclinação usando diferentes sistemas flutuantes.

O projeto visa o estudo de um conjunto de soluções técnicas para a instalação de painéis solares em lagos ou reservatórios, além de analisar o seu desempenho ao nível da produção e dos custos de instalação e manutenção das diferentes soluções.

Além disso, as condições de vida de pássaros e peixes serão monitoradas para entender o impacto das operações de usinas fotovoltaicas sobre as criaturas ao redor e fornecer uma referência para a operação e manutenção de usinas solares.

De acordo com a JA Solar, em comparação com a planta fotovoltaica de solo, uma sistema fotovoltaico flutuante pode reduzir os recursos terrestres necessários, além da água ajudar a conter o aumento da temperatura da superfície dos módulos e aumentar a geração de energia.

“Com o desenvolvimento contínuo da indústria de energia limpa, a geração de energia solar está sendo aplicada de forma mais ampla. Uma usina fotovoltaica flutuante reduz o impacto das restrições de recursos terrestres e é complementar a aplicações, como planta fotovoltaica montada no solo e sistema solar de telhado”, comentou Jin Baofang, CEO da JA Solar.

Primeira usina flutuante na Malásia

Recentemente, um sistema fotovoltaico flutuante de 10 MW foi implantado no estado de Selangor e conectado à rede da Malásia. O projeto utilizou módulos de vidro duplo da JA Solar.

Baofang destacou a participação da fabricante em oferecer soluções para este tipo de tecnologia. “A JA Solar está comprometida com o desenvolvimento e aplicação de produtos fotovoltaicos de alta eficiência e está disposta a fortalecer a cooperação com parceiros globais para explorar várias maneiras de promover desenvolvimento fotovoltaico e a utilização de energia, levando as fontes renováveis para mais pessoas”.

WIN_banner_Canal_Solar01_02
Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.