Empresas desenvolvem tecnologia para acelerar a implantação de módulos FV

O Solar Mapper permitirá que a Total implante painéis solares em telhados privados mais rapidamente
Empresas desenvolvem tecnologia para acelerar a implantação de módulos FV

A Total, empresa de energia francesa e o Google Cloud, serviço de computação na nuvem provido pela Google, criaram a Solar Mapper. A plataforma utiliza algoritmos de inteligência artificial para fornecer estimativas mais rápidas sobre instalações de sistemas fotovoltaicos.

A partir de dados fornecidos pelos algoritmos, a ferramenta consegue indicar qual o potencial solar do local em questão e ainda apontar a tecnologia mais adequada para aquela instalação.

De acordo com desenvolvedores do projeto, a plataforma, que deve ser implantada na Europa antes de ser lançada mundialmente, utiliza dados extraídos de imagens de satélite para fornecer todas as informações que um projetista precisa e que deve agilizar o processo de instalação dos equipamentos.

A Total informou que cerca de 40% dos investimentos do grupo são dedicados à energia de baixo carbono e que, inicialmente, a ferramenta será apenas para edifícios residenciais e, futuramente, deverá ser oferecida como uma aplicação comercial e industrial.

Marie-Noëlle Séméria, diretora de P&D da Total, conta que a combinação entre a empresa de energia e o Google Cloud permitiu que o desenvolvimento da plataforma acontecesse em seis meses.

“O Solar Mapper permitirá que a Total implante painéis solares em telhados privados mais rapidamente, a fim de fornecer aos seus clientes energia solar mais acessível e mais disponível”, completou.

Além disso, a empresa francesa afirmou que Solar Mapper é parte de sua ambição de “se tornar um líder mundial na produção de energia renovável, com vistas a alcançar a neutralidade de carbono até 2050”.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal