Especialista explica diferenças entre telha W e kalhetão

Cada telha tem suas características, algumas são mais robustas para suportar intempéries outras não
3 minuto(s) de leitura

Você sabe quais as diferenças que existem entre as telhas W e calhetão? Segundo Júlio Tavernaro, especialista em sistemas de fixação e responsável pela área comercial da Spin, muitos confundem as duas, que possuem grandes diferenças.

As telhas W em concreto protendido são feitas de aço e utilizadas normalmente em galpões, onde é necessário ter um grande vão livre, sem ter colunas que venham a dificultar o trânsito de empilhadeiras, por exemplo, na parte interna do prédio.

“No entanto, muitos pensam que por ela ter uma camada grossa, um concreto com espessura de 4 a 6 cm e uma área protendida nas calhas laterais, aguentaria 300 kg em cima dela. Ela não aguenta, até porque toda carga que tem ali de resistência já é utilizada a maior parte para poder vencer esse grande vão livre. No caso, são projetadas para trabalhar com 20 kgf/m² de carga acidental – quando há uma carga causada por pessoas transitando no telhado ou pela chuva e vento – e 30 kgf/m² de carga permanente – para domos, luminárias, forros e outras utilidades. Porém é necessário avaliar se já não existe mais materiais apoiados e ancorados na telha”, explicou Tavernaro.

telha_W_1.jpgA telha W é feita de aço e utilizada onde é necessário ter um grande vão livre Segundo o especialista, os clientes acabam confundindo o visual da telha W com a calhetão e colocam vigas de contrapeso e triângulos para poder obter uma melhor radiação. “Isso vai causar um efeito de aerodinâmica – de tensão sobre o telhado – já que ele não foi projetado para receber esse tipo de carga. Normalmente, os projetos que desenvolvemos desse tipo fazemos com uma menor angulação possível de 5 graus, para que não se tenha o efeito do vento sobre o módulo ampliado, o chamado efeito asa-delta”.

Com relação ao telhado calhetão, o mesmo é feito de fibrocimento sem amianto e com tecnologia CRFS (Cimento Reforçado com Fios Sintéticos). Ele conta ainda um perfil moderno, que favorece a concepção de diferentes soluções arquitetônicas, tanto em coberturas com grandes vãos livres como em fechamentos laterais.

telha_kalhetão_1.jpgA telha calhetão é feita de fibrocimento sem amianto e com tecnologia CRFS “Nele, trabalha-se com o vão livre de no máximo 7 metros de distância entre os pontos de apoio. Essa telha também não pode ter nenhum peso permanente. A hora que você coloca um peso sobre a mesma e cria uma força você vai contra o filamento, contra o processo que foi criado a telha, causando assim uma ruptura lateral. Então, cada telha tem suas características, algumas são mais robustas para suportar intempéries outras não”, comentou Tavernaro.

Portanto, para diferenciá-las, o especialista exemplificou que quando o cliente se deparar na frente de um telhado e observar uma alta espessura, em torno de 4 cm, por exemplo, é telha W. Já quando notar uma baixa espessura e uma geometria ondulada, é calhetão.  

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

3 respostas

  1. Boa noite, Donizete, você está correto.Deve criar vigas, de modo que os vãos vencidos pela telha calhetão, sejam pequenos.Assim, elas suportarão os painéis solares, sem problemas.Tenho esse tipo de telhado, há décadas.Quero ver se é possível, fixar painéis solares nessas telhas, SEM utilizar esses trilhos de alumínio, apenas usando fixadores intermediários e de extremidade, com parafusos mais compridos, capazes de atravessar a espessura dupla das abas telhas.

  2. Boa matéria, gostei! mas faltou falar sobre as fotos que mostram os painéis solares, até onde se pode usar eles no calhetão e se, colocando uma viga de apoio no meio, isso realmente minimiza o esforço nas fibras do calhetão.
    Estou trocando meu telhado e vou usar calhetão de 5 metros. (área de 5 x 10, já incluso o beiral) Futuramente pretendo colocar energia solar, por isso tenho que prever o peso dos painéis, certo? Por isso vou colocar duas vigas de 25 nesses 5 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal