4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Estádio do Galatasaray bate recorde de energia solar e entra no Guinness

Recorde mundial foi atingido graças à instalação de 10.404 painéis solares na cobertura do Nef Stadyumu

Autor: 14 de outubro de 2022Mundo
2 minutos de leitura
Estádio do Galatasaray bate recorde de energia solar e entra no Guinness

Estádio Nef Stadyumu com mais de 10 mil painéis fotovoltaicos. Foto: Divulgação/GoodWe

O Guinness World Records atribuiu ao estádio Nef Stadyumu, em Istambul, na Turquia, o recorde mundial de maior potência solar produzida por um único complexo esportivo, com 4,2 MW. 

O recorde foi atingido graças à instalação de 10.404 painéis solares na cobertura do estádio – que é casa do Galatasaray, o clube de futebol de maior sucesso na Turquia, fundado em 1905, por onde já atuaram grandes nomes do futebol brasileiro.

Entre eles, o ex-goleiro Taffarel, que defendeu o clube entre 1998 e 2001, além do volante Felipe Melo, atualmente no Fluminense, e do ex-meio campista Elano, que no Brasil possui grande identificação com a torcida do Santos. 

A instalação do sistema fotovoltaico foi concluída em março deste ano, tendo sido realizada pela empresa turca Enerjisa Enerji, que também ficou responsável pela gestão da energia gerada no local.

A instalação também conta com 36 peças de inversores da série HT de 120 kW da GoodWe, que ajudam o Galatasaray a suprir quase dois terços (63%) de suas necessidades elétricas, com o restante sendo fornecido pela rede pública local. 

Ao todo, a energia gerada no estádio equivale ao consumo de duas mil residências, permitindo também a redução de 3.250 toneladas de carbono por ano. Até o momento, a instalação já proporcionou ao clube turco uma economia de mais de € 385 mil. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.