26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Estado de SP ultrapassa 900 MW de potência instalada em GD

São Paulo é o segundo a alcançar esta marca, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que conta com 1,37 GW

Autor: 4 de outubro de 2021outubro 5th, 2021Brasil
2 minutos de leitura
Estado de SP ultrapassa 900 MW de potência instalada em GD

Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontam que o estado de São Paulo ultrapassou, nesta segunda-feira (04), a marca de 900 MW de potência instalada em GD (geração distribuída).

De acordo com a ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), este patamar é suficiente para abastecer cerca de 1,3 milhão de habitantes e capaz de mitigar a emissão de 365 mil toneladas de gases do efeito estufa, por ano.

O estado paulista é o segundo a alcançar esta marca, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que conta com 1,37 GW de capacidade instalada.

“Em todo o Brasil, a prevalência dos projetos de energia solar é a tônica. Todavia, há potencial de crescimento para GD em todas as outras fontes renováveis e limpas, inclusive como solução para passivos ambientais como resíduos sólidos urbanos, que podem virar fonte de energia”, destacou Carlos Evangelista, presidente da ABGD.

Segundo a Associação, São Paulo, em termos de composição da matriz de geração distribuída, repete o padrão de predominância da solar, como no restante do país. 

Leia mais: Brasil atinge 7 GW de potência instalada em GD

Potência instalada de energia solar em SP

Os empreendimentos fotovoltaicos respondem por 886 MW, ou 98% do total; seguido de biogás (9,5 MW), Centrais Geradoras Hidrelétricas (3,7 MW), gás natural (511 kW) e eólico (58 kW). São mais de 117 mil micro e mini usinas instaladas.

“São Paulo tem muito mais a entregar e desenvolver, especialmente em diversificação de fontes. Ao compararmos com Minas Gerais, verificamos que não há projeto paulista de GD advinda de bagaço de cana-de-açúcar, largamente produzida na região”, disse Guilherme Chrispim, presidente do Conselho da ABGD. O estado mineiro, por exemplo, conta com sete unidades deste tipo, com potência instalada de 500 kW.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.