27 de fevereiro de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,88 GW

Estado do Amazonas terá lei de incentivo às fontes renováveis

Governo sancionou lei que trará incrementos para a implementação de novas modalidades de geração

Autor: 19 de janeiro de 2021Brasil
Estado do Amazonas terá lei de incentivo às fontes renováveis

O estado do Amazonas ganhou um incentivo que irá tornar sua matriz energética mais renovável. Isso porque o governo sancionou a Lei n.º 5.350 de 22 de dezembro de 2020 que trará incrementos para a implementação de novas modalidades de geração elétrica.

“Esse é um verdadeiro marco para o Amazonas, porque podemos contar com políticas públicas que incentivam investimentos no estado com a possibilidade de novas matrizes de fontes sustentáveis”, destacou o secretário Jório Veiga, da Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).

“Além de permitir estimular o aproveitamento de fontes renováveis, a nova lei, que entrou em vigor a partir do dia 22 de dezembro do ano passado, também estabelece diretrizes para incrementos que vão ajudar no incentivo tributário para o desenvolvimento do interior e das regiões mais isoladas”, acrescentou Veiga.

De acordo com o secretário, a lei estadual também engloba o desenvolvimento tecnológico, para autoconsumo, em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais, além de criar alternativas de emprego e renda e de aprimorar a eficiência e o aproveitamento energético, com redução de custos.

Fundo de desenvolvimento energético

Segundo a Pasta, o projeto ainda prevê a criação de um fundo de desenvolvimento energético por meio de bases sustentáveis, com o intuito de fomentar o uso de equipamentos para fins produção inclusiva e apoio aos sistemas de educação, saúde e segurança pública.

“A criação deste Fundo será muito importante porque vai estimular a implantação de energia fotovoltaica nas comunidades isoladas nos municípios. Isso vai estimular a produção da agricultura familiar, por exemplo, possibilitando um impulso na economia no interior”, reforçou Marco Villela, secretário executivo de Mineração, Energia, Petróleo e Gás da Sedecti.

Energia solar no Amazonas

Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) apontam que o Amazonas é o 24º estado no ranking de geração distribuída solar fotovoltaica com 21,9 MW de potência – o que representa 0,5% do total no Brasil.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Experiência como produtor, repórter e apresentador em diferentes veículos de comunicação: mídia impressa, online e televisiva.

Um comentário

Comentar