Estudante filipino desenvolve painel solar a partir de resíduos orgânicos

Segundo Carvey Ehren Maigue, o protótipo pode gerar eletricidade mesmo em dias nublados

Não é novidade que o painel é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício. Mas já imaginou um produzido por resíduos orgânicos? O estudante de engenheira filipino, Carvey Ehren Maigue, conseguiu esse feito.

Ele desenvolveu um material que pode ser anexado a uma estrutura ou superfície pré-existente para coletar a luz ultravioleta e convertê-la em luz visível para gerar eletricidade, mesmo em dias nublados.

De acordo com Maigue, os protótipos atuais, denominados AuREUS (Aurora Renewable Energy UV Sequestration), são propícios para janelas e estruturas de edifícios externas.

Como resultado, o estudante ganhou o prêmio internacional James Dyson – que contempla invenções tecnológicas – na categoria de sustentabilidade.

“Quero criar uma forma melhor de energia renovável que use os recursos naturais do mundo, abrindo caminhos alcançáveis ​​e rumo a um futuro sustentável e regenerativo”, disse Maigue.

“Como agricultor, vejo um grande potencial na tecnologia de Carvey para gerar energia limpa e renovável. A tecnologia do sistema AuREUS conserva espaço usando estruturas pré-existentes, utiliza recursos atuais e fluxos de resíduos e apoia as comunidades agrícolas locais”, destacou James Dyson, fundador e engenheiro-chefe da Dyson.

O executivo acrescentou ainda que essa ideia de usar resíduos da colheita reciclada desenvolve um sistema de ciclo fechado. “Este elemento de sua invenção é particularmente inteligente e mostra a estreita ligação entre agricultura e tecnologia”.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal