21 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,80GW

Aplicativo compara custo-benefício de carro elétrico e convencional

EDP Smart lança app que calcula despesas e ganhos ambientais de cada modelo de carro

Autor: 18 de novembro de 2020novembro 24th, 2020Tecnologia e P&D
Aplicativo compara custo-benefício de carro elétrico e convencional

Você já pensou em comprar um veículo elétrico mas tem dúvidas com relação ao custo-benefício na hora de comparar com um carro convencional?

A EDP Smart, subsidiária da EDP Brasil, lançou um aplicativo para ajudar a fazer os cálculos e contribuir na tomada de decisão dos motoristas.

O EDP ev.X, disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS, analisa o comportamento do usuário em seus deslocamentos diários, calcula e compara os custos gerados por veículos comuns e eletrificados.

De acordo com a empresa, o aplicativo utiliza o GPS do celular para simular o desempenho do carro elétrico em termos de custos e de impacto ambiental. “O funcionamento é simples. Após baixá-lo, o proprietário insere as informações sobre o veículo que possui e o carro elétrico de seu interesse.

Ao fim de um mês, por exemplo, o motorista consegue saber qual seu gasto total com o mesmo, bem como suas emissões de CO₂ na natureza, quantidade de recargas e o comparativo caso estivesse usando o veículo elétrico escolhido”, explicou Nuno Pinto, head de Mobilidade Elétrica e Serviços ao Cliente da EDP Smart.

Plataforma online

A EDP ressaltou também que outro caminho para fazer esse cálculo comparativo está disponível em seu site. A plataforma possui um simulador no qual o interessado pode inserir os dados acerca de quilometragem e gastos com diferentes combustíveis e portes de veículos.

Neste caso, de acordo com a empresa, os proprietários com computadores de bordo podem utilizar a ferramenta para fornecer dados mais precisos. Ela realiza, por exemplo, os cálculos com base em preços médios de combustíveis no Brasil.

“Sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre carros elétricos no Brasil. Como uma empresa que quer estar presente de forma efetiva nessa transição, lançamos o EDP ev.X no mercado brasileiro a fim de fornecer informação confiável aos interessados em ter um veículo desse tipo. Acreditamos que as plataformas ajudarão na tomada de decisão dos motoristas e empresas”, enfatizou Pinto.

Mercado de veículos elétricos bate recorde no Brasil

Segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), a venda de veículos elétricos no Brasil em 2020 bateu novo recorde e superou, de janeiro a setembro, o total de 2019.

A associação prevê fechar este ano com 19 mil carros vendidos no país, o que corresponde a um aumento de 60% em relação a 2019 e de 378% frente a 2018.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.