25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Estudo indica que 93% das empresas não se declaram carbono neutro

Pesquisa da PwC aponta que a grande maioria das empresas não compensam todas as suas emissões de C02

Autor: 19 de dezembro de 2023dezembro 21st, 2023Brasil
2 minutos de leitura
Estudo indica que 93% das empresas não se declaram carbono neutro

Foto: Freepik

A terceira edição do estudo ESG no Ibovespa, realizado pela PwC em parceria com o Ibracon (Instituto de Auditoria Independente do Brasil), indica que 93% das empresas do Ibovespa, que divulgaram relatórios com resultados ESG, não se declararam “carbono neutro”. 

Ou seja, não estão afirmando que compensaram todas as suas emissões de gases de efeito estufa, neutralizando o seu impacto sobre o aquecimento global em determinado período. 

O levantamento também indica que a proporção de relatórios com metas de redução não se alterou em comparação com o estudo anterior. Houve, no entanto, segundo a pesquisa, um aumento dos objetivos validados pela ciência: 30% das empresas que divulgaram metas de redução indicaram que elas foram validadas, o que representa um crescimento substancial em relação aos 19%, obtidos na edição anterior.

“Vale mencionar que, nesta edição, pelo menos nove índices de mercado relacionados a ESG foram citados nos relatórios. Os destaques foram os Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3), citado por 69% deles, e o Índice Carbono Eficiente, também da B3 (ICO2), por 52%, ambos com crescente participação desde o início do período pesquisado”, destaca o estudo. 

Ao todo, a pesquisa analisou 82 empresas, entre maio e agosto de 2023. Dentre todas as companhias pesquisadas, 91% apresentaram algum tipo de relatório relacionado a aspectos ESG. 

O número é o maior já registrado pela pesquisa: 86% divulgado em 2020 e 82%, em 2021. Esta é a maior proporção de reportes dos últimos três anos, quando as empresas começaram a fazer o relatório. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.