4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Evento capacita profissionais para combate a incêndios em usinas FV

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e Ecori Energia Solar promovem encontro para cerca de 350 pessoas

Autor: 12 de dezembro de 2022Capacitação
2 minutos de leitura
Evento capacita profissionais para combate a incêndios em usinas FV

A capacitação foi realizada em Brasília (DF). Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e a Ecori Energia Solar promoveram, na última quarta-feira (07) em Brasília (DF), um evento para capacitar suas equipes e definir uma normativa técnica para mitigar os riscos de incêndio e choque elétrico, assim como aprimorar algumas técnicas de combate a incêndio em sistemas fotovoltaicos.

Realizado na Academia de Bombeiro Militar Cel. Osmar Alves Pinheiro, o encontro contou com a presença de 350 pessoas entre militares, estudantes da corporação e convidados.

“Desde o início, optamos por trabalhar com equipamentos da APsystems e da SolarEdge, e mais recentemente também com os otimizadores da Huawei, com a tecnologia MLPE, o que deixa clara a nossa preocupação com segurança”, destacou João Souza, responsável técnico da Ecori.

Para o Hugo Leonardo, 3º Sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, a capacitação é fundamental para a corporação. “Segurança é uma palavra-chave quando o assunto é energia solar. Com o crescimento das renováveis é essencial que todos os profissionais estejam preparados para atuar em incêndios e choques elétricos em sistemas fotovoltaicos.”

“Segurança é um valor inegociável para nós da Ecori, tanto que não abrimos mão de fazer, durante o ano todo, treinamentos sobre as tecnologias e os componentes que utilizamos em nossas soluções, sempre trazendo o tema segurança e monitoramento, tirando dúvidas, falando de novidades”, enfatizou João Souza.

Em torno de 350 pessoas estiverem presentes, entre militares, estudantes da corporação e convidados. Foto: Reprodução

Em torno de 350 pessoas estiveram presentes, entre militares e estudantes da corporação. Foto: Reprodução

Capacitação

O treinamento teve uma parte prática com a simulação de arco elétrico em corrente contínua, que foi conduzida por João Souza, além da apresentação de carros elétricos e inversores.

Na parte teórica, a capacitação contou com palestras sobre mobilidade elétrica, ministrada por Bruno Kikumoto, diretor do Canal Solar, e arcos elétricos, por Souza. Além disso, trouxe a visão dos fabricantes nos mercados, com Maurício Ritter, da SolarEdge, e Mariani Pereira, da APsystems.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.