Entidades buscam parcerias para projetos de hidrogênio

ABHIC, Sapiens Parque e Fotovoltaica da UFSC abordaram os desafios do setor em evento
3 minuto(s) de leitura
Entidades buscam parcerias para projetos de hidrogênio
Evento promoveu também uma discussão com especialistas sobre as oportunidades emergentes no campo do hidrogênio. Foto: Envato Elements/Divulgação

A ABHIC (Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis), o Sapiens Parque e o Fotovoltaica da UFSC (Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina) realizaram, na última sexta-feira (10), um workshop para buscar parcerias para o projetoHidrogênio no contexto do setor elétrico brasileiro”.

O evento, de autoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), referente à chamada de número 023/2024, foi realizado no auditório do laboratório da Fotovoltaica/UFSC, no Sapiens Parque.

Segundo as entidades, o workshop tem como objetivo explorar os detalhes do processo de cadastramento de projetos apoiados pelo PDI (Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), com foco na integração de sistemas de produção de hidrogênio renovável de maneira sustentável.

O evento abordou temas como desafios e as perspectivas para uma articulação internacional, os aspectos científicos e tecnológicos, além das questões comerciais, legais e regulatórias do hidrogênio, entre outros assuntos relevantes do setor. 

Além de buscar parcerias para o projeto, o evento promoveu também uma discussão com especialistas sobre as oportunidades emergentes no campo do hidrogênio, especialmente no contexto do projeto. 

Segundo Sérgio Costa, fundador e presidente da ABHIC e um dos participantes do evento, “é essencial unir esforços e conhecimento em prol do desenvolvimento da cadeia de hidrogênio no Brasil. Por meio de eventos como esse, é possível conectar empresas, o poder público e especialistas no tema para buscar viabilizar projetos desse segmento”. 

Demais detalhes do encontro

Durante o workshop, os participantes tiveram ainda a oportunidade de ter uma visita técnica com a visão detalhada das instalações do laboratório de Hidrogênio Verde do Fotovoltaica/UFSC.

O laboratório conta com eletrolisadores para a produção de hidrogênio verde, alimentados pelos sistemas fotovoltaicos integrados na própria edificação que abriga o laboratório. 

O hidrogênio verde produzido é utilizado para a produção de amônia verde e geração de energia através de células a combustível. Além disso, toda a água utilizada no processo é proveniente da água da chuva captada pelo laboratório. 

“Assim, o prédio do laboratório é por si só também um equipamento, pois abriga os equipamentos de produção de H2 e NH3 verdes, ao mesmo tempo em que capta nas suas coberturas e fachadas toda a água e a energia elétrica para estes processos energo intensivos”, explicou a associação.  

Participaram do workshop, Sérgio Augusto Costa, presidente da ABHIC; Eduardo Vieira, presidente do Sapiens Parque; Frederico Taves, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Sapiens Parque e diretor técnico da ABHIC; Karla de Paulo, diretora Financeira da ABHIC; e Juliano Froehner, secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, 

Quem também esteve presente foi Ricardo Rüther, professor e coordenador do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Fotovoltaica/UFSC; Lucas Nascimento, pesquisador da Fotovoltaica/UFSC; Maíra Mallmann, pesquisadora da Fotovoltaica/UFSC, e João Tanan, diretor de Operações da Cerumar Capital.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal