Como evitar acidentes com a rede elétrica nas decorações de natal

Foram registrados 1.417 acidentes de origem elétrica, resultando em 1.108 mortes ao longo de 2023
Como evitar acidentes com a rede elétrica nas decorações de natal
Quase 50% das ocorrências e mais de 80% das mortes são em residências. Foto: Freepik

Dezembro é marcado por luzes e enfeites de Natal e Ano Novo, porém, o descuido ao instalar decorações elétricas pode oferecer riscos para a segurança. Só ao longo de 2023 foram registrados 1.417 acidentes de origem elétrica, resultando em 1.108 mortes.

Deste total, 1.048 foram por choque elétrico, com 833 vítimas fatais. Além disso, 421 acidentes foram incêndios por sobrecarga, causando 35 mortes, e 10 por descargas atmosféricas, com 9 óbitos. Os dados são da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

A atenção especial deve ser voltada às residências, que representam quase 50% das ocorrências e mais de 80% das mortes.

Confira as recomendações para evitar acidentes:

Instalação e prevenção

  1. Verifique as instalações: garanta que as instalações elétricas dos imóveis estão em perfeitas condições. Se necessário, contrate um eletricista especializado para verificar se estão devidamente dimensionadas para suportar a quantidade de energia necessária.
  2. Certifique a qualidade dos produtos: opte por enfeites de luzes que possuem o selo do INMETRO/PROCEL, e verifique informações sobre a potência, tensão e instruções de uso para evitar acidentes.
  3. Evite o uso de extensões/benjamins/Ts: o uso destes itens deve ser descartado e a quantidade de itens conectados em uma mesma precisa ser distribuída para preservar a integridade dos cabos e evitar a sobrecarga.
  4. Verifique os danos: em caso de reaproveitamento da decoração de outros anos é essencial observar o estado de conservação do fio. Caso encontre algum dano, o ideal é descartá-lo para evitar choques e curtos-circuitos.
  5. Montagem: a iluminação deve ser instalada por pessoas que estejam secas e calçadas. Além disso, elas devem estar desligadas durante a montagem.
  6. Evite decorações inflamáveis: evite o uso de enfeites feitos de papel ou algodão. Dê preferência para as árvores que possuem o aviso de “resistente ao fogo”. 
  7. Ao desligar: nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada utilize o plugue.
  8. Não faça ligações clandestinas: os populares “gatos” colocam a vida de quem faz e de quem está próximo em risco.
  9. Atenção às crianças e animais: não permita que as crianças ou animais toquem na decoração natalina quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico.

Cuidados em áreas externas

  1. Redobre os cuidados: exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico. 
  2. Mantenha distância da rede: não instale luzes próximas a postes e fiações.

Dicas de economia 

  1. Desligue as luzes: evite deixar as luzes ligadas quando não estiver em casa e antes de dormir. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas com 50 W de potência consome 16,5 kWh/mês, se for ligado por 11 horas diárias. Se esse mesmo conjunto for ligado durante 5 horas, o consumo diminui para 7,5 kWh/mês.
  2. Dê preferência às lâmpadas de LED: são mais eficientes, mais brilhantes e têm maior durabilidade. Além disso, são mais econômicas e seguras, já que aquecem menos e utilizam menos energia do que as convencionais.
  3. Consumo consciente: o consumo de energia elétrica evita desperdícios e reduz o valor na conta de luz.

Em caso de acidente, desligue imediatamente o disjuntor da residência e peça ajuda ligando para o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3