25 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Exército aposta em energia solar em pelotão de selva

A expectativa dos militares é que a novidade torne a geração de energia mais barata e estável para a corporação

Autor: 12 de fevereiro de 2021Brasil
1 minutos de leitura
Exército aposta em energia solar em pelotão de selva

O Exército Brasileiro inaugurou no começo da semana passada uma planta de energia fotovoltaica no 5º PEF (Pelotão Especial de Fronteira), no município de Auaris (RO). 

A usina proverá energia elétrica ao local, que antes dependia do transporte aéreo de óleo diesel para o abastecimento dos seus geradores. 

A expectativa dos militares é que a novidade torne a geração de energia mais barata e estável para a corporação.

O projeto foi elaborado pelo 6º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), com acoplamento à corrente alternada. Trata-se de um sistema modularizado de armazenamento de energia, com 198 kW de potência instalada e capacidade de armazenamento de 248,4 kWh. 

A inauguração foi realizada no dia 2 de fevereiro durante uma solenidade. O evento contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, general de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, do Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, general de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho e do tenente-coronel Carlos Evando dos Santos, Comandante do 6º BEC.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.