Renovigi Energia Solar lança sistema de energia solar off-grid

Solução utiliza bateria de lítio para armazenar energia e é ideal para uso em locais isolados
Renovigi lança sistema de energia solar off-grid

Visando fortalecer o segmento de armazenamento de energia no Brasil, a fabricante de sistemas fotovoltaicos Renovigi Energia Solar lançou um novo sistema off-grid.

De acordo com a empresa, o equipamento é composto por uma bateria de lítio que possibilita o armazenamento de energia nos períodos em que não há geração.

Ademais, ele funciona totalmente independente da rede elétrica, sendo ideal para utilização em locais isolados e que demandariam significativo investimento para conexão.

“A solução não é específica para o agronegócio, mas com certeza oferece um grande atrativo para este segmento de atividade, beneficiando principalmente as propriedades mais distantes, uma vez que elimina a necessidade de estender o cabeamento de energia para se conectar à rede. Além de reduzir custos e evitar eventuais prejuízos decorrentes da falta de energia elétrica”, destaca Antonio Carlos Federico, diretor do Comercial, Marketing e Novos Negócios da Renovigi Energia Solar. 

Um dos principais objetivos do sistema off-grid é trazer maior segurança em locais nos quais não há rede elétrica ou onde o cliente precisa de fornecimento ininterrupto, aumentando a confiabilidade no fornecimento, especialmente em atividades nas quais a interrupção de energia pode gerar significativos prejuízos, como no agronegócio. 

O executivo ainda destaca que o sistema off-grid da Renovigi é simples de usar, de fácil instalação e possui tamanho compacto e é leve, podendo ser instalado no chão ou suspenso por meio de um suporte. “E este é só o início de muita inovação e novos produtos voltados para a área de armazenamento que a Renovigi está planejando para 2021”, comenta Federico. 

Renovigi Energia Solar lança sistema de energia solar off-grid
Equipamento é composto por uma bateria de lítio que possibilita o armazenamento de energia nos períodos em que não há geração. Fofo: Renovigi/Reprodução

José Vitor Salm, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Suporte Técnico da Renovigi, explica que a bateria conta com um gerenciador integrado, que a aciona automaticamente quando não há geração, otimizando o desempenho do sistema. “É um sistema inovador, pois há uma comunicação inteligente entre o inversor e a bateria, fazendo com que possa extrair o máximo de eficiência e ter maior controle sobre a gestão da energia”, explica Salm. 

“Foram oito meses de testes, protótipos, erros e acertos do time de pesquisa e desenvolvimento até chegar no produto ideal, com um equilíbrio entre a dor do mercado e a solução da Renovigi, pois sempre pensamos em inovar e fazer algo diferente para que as expectativas do nosso cliente final ou credenciado sejam sempre superadas, de forma que o valor que a empresa entrega seja um diferencial”. 

O sistema off-grid da Renovigi permite associar quatro baterias de 9,6 kWh por inversor e até dez inversores para aumentar sua capacidade. 

“O inversor possui diversas proteções internas e externas que garantem maior confiabilidade. Ele se destaca, entre outras características, pela maior capacidade de corrente para carga e descarga, menor tensão de inicialização, suporta maior corrente de entrada vinda dos módulos fotovoltaicos, possui menor corrente de saída e é mais leve e mais eficiente do que os similares disponíveis no mercado”, acrescenta Salm.

“Além disso, elimina a necessidade de instalação de controlador de carga, tendo em vista que o próprio inversor faz essa função, e também não há conexões em paralelo entre os painéis: todos são conectados em série até o inversor, o que aumenta a segurança e confiabilidade”, conclui Salm.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

7 respostas

  1. A tesla já tem um sistema chamado de power wall fora do Brasil infelizmente… Tomare que de certo é extensa para uso residencial para finalmente desconectar da redes que cada vez mais cobram impostos de quem gera energia pelo sol..

  2. Sou instador solar,trabalho com instalações off Grid desde 2014, sempre houve muita carência de qualidade e confiabilidade nesse tipo de equipamento… Espero que agora essas carências sejam supridas com a Renovigi entrando nesse mercado. Já conheço os produtos On Grid e, se os off Grid tiver a mesma quantidade vai nos beneficiar (Instaladores) e principalmente nossos clientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal