23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Expandindo as oportunidades de energia solar: dos telhados à integração de edifícios

Embora já difundido no mundo, no Brasil ainda é pouco comum ver grandes edifícios com o conceito BIPV

Autor: 29 de fevereiro de 2024Entrevistas
2 minutos de leitura
Expandindo as oportunidades de energia solar: dos telhados à integração de edifícios

BIPV trata-se de planejar a edificação, desde a sua concepção até a execução do projeto. Foto: Brises Germinare/Divulgação

Entrevista publicada na 21ª edição da Revista Canal Solar. Cliquei aqui e baixe agora gratuitamente!

Nos últimos anos, a busca por soluções sustentáveis tem levado a inovações significativas no setor da construção civil. Uma dessas inovações que vem ganhando destaque é o BIPV (Building Integrated Photovoltaics), que promete transformar edifícios em verdadeiras usinas de energia solar.

Embora já difundido no mundo, no Brasil ainda é pouco comum ver grandes edifícios com o conceito BIPV. No entanto, com uma conscientização maior da sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas, as empresas são desafiadas a buscar soluções mais sustentáveis.

Importante frisar que o BIPV não se limita a aplicação da tecnologia solar em um edifício. Pelo contrário, trata-se de planejar a edificação, desde a sua concepção até a execução do projeto, para que ela proporcione múltiplos benefícios que vão além da produção de energia limpa e renovável.

O Canal Solar conversou com uma especialista em integração fotovoltaica na construção civil, que compartilhou sua trajetória desde a graduação até a fundação do Arquitetando Energia Solar. Conheça sua visão sobre o mercado, desafios e a interseção entre arquitetura e sustentabilidade.

Clarissa Zomer é pós-doutora em Engenharia Civil pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Atua desde 2003 no setor solar, é diretora de Projetos Arquitetônicos da Garantia Solar BIPV e diretora de BIPV na ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída). É fundadora da Arquitetando Energia Solar.

Para os integradores e arquitetos que estão lendo essa entrevista, vale frisar que esse é um mercado pouco explorado no Brasil, mas com grande potencial de crescimento nos próximos anos. Consequentemente, um dos grandes obstáculos está justamente na falta de profissionais e empresas interessadas em se qualificar para atuar nesse ramo.

Quer conferir a entrevista completa? Baixe agora a 21ª edição da Revista Canal Solar.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.