Expansão do mercado de baterias no Brasil aquece indústria e acelera investimentos

Powersafe detalha estratégias, capacidade produtiva e aposta no crescimento do setor no país
9 min 21 seg de leitura
Canal Solar - Expansão do mercado de baterias no Brasil aquece indústria e acelera investimentosCanal Solar - Expansão do mercado de baterias no Brasil aquece indústria e acelera investimentos
André Ribeiro, gerente de Operações e Renováveis da Powersafe. Foto: Powersafe/Divulgação

O mercado de armazenamento de energia vive um momento de expansão acelerada no Brasil, impulsionado pela necessidade de integração de fontes renováveis, pela busca por mais estabilidade no sistema elétrico e pela redução de custos operacionais em diferentes setores da economia. 

Diante desse cenário, empresas que já atuavam no fornecimento de soluções críticas para setores como telecomunicações, data centers, hospitais e indústrias passaram a direcionar esforços para atender também a crescente demanda dos mercados de energia solar, comercial, industrial e agrícola. 

É o caso da Powersafe, uma das principais fabricantes brasileiras de baterias, que nos últimos anos vem ampliando seu portfólio e capacidade produtiva para atender o mercado de armazenamento de energia.

Para entender como a companhia tem se posicionado frente a esse novo cenário, quais são suas estratégias, tecnologias utilizadas e expectativas de crescimento, o Canal Solar conversou com André Ribeiro, gerente de Operações e Renováveis da Powersafe, que detalhou os principais movimentos da fabricante e a visão sobre o futuro do setor no Brasil.

Qual é a capacidade de produção de baterias da empresa no Brasil atualmente?

A Powersafe Baterias Especiais é uma empresa brasileira com mais de 20 anos de experiência no setor de armazenamento de energia, destacando-se como uma das maiores indústrias e distribuidoras de baterias para aplicações especiais na América do Sul, incluindo data centers, hospitais e centros de saúde, sistema bancário, telecomunicações e segurança patrimonial, entre outros. 

Com unidades operacionais em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, a empresa possui um portfólio diversificado de mais de 400 produtos, atendendo a diversos setores, incluindo telecomunicações, financeiro, industrial e, mais recentemente, o mercado de energia solar. Em São Paulo, conta com escritório administrativo e comercial e centro de distribuição de mais de 2.500 m², com capacidade para 1.150 posições pallets.

Em Santa Rita do Sapucaí (MG), dispõe de uma planta fabril em conjunto com um centro de distribuição totalizando mais de 4.000 m², com capacidade para 1.800 posições pallets e possibilidade de expansão para novas linhas de montagem de baterias. 

A empresa vem colocando em plano investimentos constantes no ano de 2025 para expansão da capacidade produtiva e projetos de pesquisa e desenvolvimento, visando atender à crescente demanda por sistemas de armazenamento de energia. 

Atualmente, a empresa processa e introduz no mercado em média um volume de 222 mil quilos de baterias mês, o que representa em média 750 mil baterias no ano. Possui ainda um estoque de aproximadamente 300 mil baterias para atendimento imediato dos seus clientes em todas as áreas de atuação. Essas instalações permitem à Powersafe atender à demanda nacional com agilidade e eficiência, além de possibilitar a expansão de sua capacidade produtiva conforme as necessidades do mercado.

Como a empresa vê o aumento de adoção de baterias desde o ano passado e qual a expectativa de crescimento?

Em 2024, a Powersafe anunciou sua entrada de forma sólida no mercado de energias renováveis, desenvolvendo uma área específica voltada para o setor, focando em um portfólio de produtos altamente tecnológicos para os mais diversos tipos de projetos e aplicações, que combinam geração fotovoltaica com sistemas de armazenamento. 

A fabricante conta com time comercial, marketing, engenharia e serviços para atuar no setor de energias renováveis, com o objetivo de aumentar a representatividade desse segmento em seu faturamento de 3% para 20% até 2026. Essa estratégia inclui investimentos em inovação, expansão da capacidade produtiva, pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura de testes e certificação, capacitação e treinamento de mercado, além de parcerias estratégicas. 

A empresa está se posicionando em todos os principais eventos do setor no ano de 2025, tendo como destaque às feiras Intersolar Nordeste, que apresentou excelentes resultados, Intersolar São Paulo, que contará com estande de mais de 100 m², e o congresso de Armazenamento de Energia e Hidrogênio Verde idealizado pela ABSOLAR em São Paulo no segundo semestre, no qual a Powersafe é patrocinadora âncora do evento.

A Powersafe também é patrocinadora oficial dos estudos e pesquisas de Geração Distribuída e de Armazenamento da consultoria Greener, especializada no setor de renováveis.

Quais são as tecnologias (chumbo ácido, lítio etc.) e quais etapas de produção são feitas pela empresa?

A Powersafe oferece uma variedade de tecnologias de baterias para atender às diferentes necessidades do mercado, contando com mais de 400 produtos no portfólio, que atendem aos mais variados setores do mercado, como o de telecomunicações, hospitalar, bancário, data centers, tecnologia, segurança e a área de energias renováveis. Dentre eles, as principais tecnologias utilizadas se destacam:

  • Íon-Lítio (LiFePO₄): Alta densidade energética, longa vida útil de mais de 15 anos, com capacidade de 6.000 ciclos, baixa taxa de autodescarga e menor impacto ambiental;
  • Chumbo-Ácido: tecnologia tradicional amplamente utilizada em diversas aplicações;
  • Chumbo Puro: oferece alta confiabilidade e desempenho em aplicações críticas;
  • Chumbo Puro Carbono: oferece alta confiabilidade e desempenho superior em aplicações críticas, por conter adição de carbono em sua composição, fazendo com que às recargas sejam mais rápidas em operação.

A empresa é detentora da marca Getpower, especializada em soluções de armazenamento com baterias de lítio, VRLA e ventiladas. Possui modelos com certificação do Inmetro e homologação pela ANATEL, atendendo aos mais altos padrões de qualidade. Além disso, é a maior distribuidora do Brasil da linha Freedom, também com modelos certificados pelo Inmetro.

Quais os elos da cadeia do segmento de baterias de armazenamento?

A Powersafe atua em diversas etapas da cadeia de valor do segmento de armazenamento de energia:

  • Fabricação e Montagem: produção de baterias das mais diversas tecnologias e setores de aplicação;
  • Laboratórios de testes e inspeções: a Powersafe conta com laboratórios técnicos de testes, inspeções e treinamentos nas unidades de São Paulo e Minas Gerais, possuindo os mais avançados equipamentos de análises de produtos e profissionais com o mais alto know how de mercado do mercado de baterias;
  • Distribuição: centros de distribuição estrategicamente localizados para atender ao mercado nacional;
  • Serviços Técnicos: estudos de engenharia, dimensionamento de bancos de baterias, instalação, manutenção preventiva e corretiva, além de testes laboratoriais.

A empresa também conta com o programa ECOSAFE, braço ambiental do grupo voltado para o gerenciamento de resíduos de baterias, em conformidade com a Resolução Conama n.º 401/2008, demonstrando seu compromisso e preocupação com a sustentabilidade.

Quais os tipos de bateria do portfólio da empresa e para quais necessidades? A empresa já oferece BESS as a service no país?

O portfólio da Powersafe abrange mais de 400 produtos, atendendo a diversas necessidades:

  • Residencial: sistemas de armazenamento para energia solar, garantindo autonomia e segurança energética;
  • Comercial e Industrial: soluções para gestão de demanda, backup de energia e integração com fontes renováveis, principais áreas de aplicações para os sistemas BESS;
  • Agro: a empresa possui portfólio e know how para inclusão de soluções de armazenamento para o setor agrícola nacional, apoiando a necessidade de backups do sistema e maior estabilidade da rede;
  • Setores Específicos: aplicações em telecomunicações, data centers, sistemas hospitalares, veículos elétricos não automotivos, entre outros.

A empresa também oferece soluções modulares e escaláveis, adaptáveis conforme o crescimento da demanda energética.

A operação vem intensificando sua atuação no mercado de varejo por meio de uma rede de distribuidores homologados. Além disso, já conta com um parceiro estratégico focado em ingressar de forma relevante no segmento de BESS as a Service, ampliando sua presença no mercado de armazenamento de energia.

Vale destacar ainda que Powersafe se posiciona de forma pioneira ao mercado junto ao banco BV, como a primeira fabricante de baterias do Brasil a possuir linha de crédito disponível para aplicações em projetos de armazenamento de energias renováveis.

Quais os principais drivers para a adoção de sistemas de armazenamento?

Os principais fatores que impulsionam a adoção de sistemas de armazenamento incluem:

  • Confiabilidade Energética: garantia de fornecimento contínuo em áreas com instabilidade na rede elétrica;
  • Integração de Renováveis: facilitação da inserção de fontes intermitentes, como solar e eólica, na matriz energética;
  • Redução de Custos: economia com tarifas de energia e otimização do consumo;
  • Sustentabilidade: contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

A Powersafe reconhece esses drivers e busca atender às demandas do mercado com soluções inovadoras e sustentáveis.

Qual é o papel das aplicações para o setor elétrico na demanda da empresa? Quais são as próximas oportunidades?

A Powersafe reconhece o potencial de suas soluções em diversas aplicações no setor elétrico, incluindo:

  • Serviços Ancilares: suporte à estabilidade e confiabilidade da rede elétrica;
  • Gestão de Picos de Demanda: Redução de sobrecargas e necessidade de expansão da infraestrutura;
  • Integração com Fontes Renováveis: armazenamento de energia gerada para uso posterior.

A companhia também está explorando oportunidades em projetos de geração compartilhada e nos setores agrícola, comerciais e industriais, onde vê potencial para a implementação de sistemas fotovoltaicos integrados a bancos de baterias.

A empresa está participando das discussões sobre regulamentação das baterias no setor elétrico e sobre o leilão de reserva de capacidade?

Sim, a empresa demonstra interesse em expandir sua atuação no mercado de energia, alinhando-se às tendências e necessidades do setor, com isso, o time de renováveis está constantemente presente nas reuniões, debates e eventos que discutem as boas práticas para a execução do leilão de reserva de capacidade.

Hoje a empresa é associada de organizações como ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e ABSAE (Associação Brasileira de Armazenamento de Energias), principais grupos de discussões e acompanhamento das discussões sobre o tema no setor de energia.

No último dia 28 o time esteve presente em Brasília, no ABSAE Global Summit, evento que teve participação das maiores empresas de armazenamento do Brasil e do mundo, profissionais relevantes do setor e órgãos públicos do Brasil, Chile, Reino Unido e Austrália, discutindo o andamento e tendências para o mercado.

Quais são as posições que a empresa defende nesses debates? O que é necessário para tornar essas aplicações viáveis?

A empresa se posiciona de forma colaborativa em todas as iniciativas voltadas ao avanço da regulação do mercado de armazenamento no Brasil. Entende que uma regulamentação bem estruturada trará benefícios para todos os agentes direta ou indiretamente ligados ao setor de energia, além de proporcionar redução de custos ao consumidor final, viabilizando um produto tecnológico, seguro e com alto potencial de impacto econômico e sustentável.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.