19 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Fábrica alcança 90% de independência energética com solução híbrida

Empreendimento, especializado na colheita e embalagem de aspargos, investiu em projeto que integra energia solar e armazenamento

Autor: 10 de novembro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Fábrica alcança 90% de independência energética com solução híbrida

Usina possui 896 módulos fotovoltaicos de 500 Wp. Foto: ATESS/Divulgação

Nos arredores de uma pequena cidade no oeste da Alemanha, localizada na fronteira com a Holanda, uma fábrica de processamento de aspargos abandonou sua dependência do diesel e está usando energia limpa para alimentar suas operações.

No local, foi instalada uma solução híbrida, que integra solar e armazenamento de energia em contêiner de 450 kW, equipado com três inversores híbridos all-in-one ATESS 150kW HPS paralelos e ATS (chave de transferência automática).

De acordo com a fabricante, a fábrica obteve um ganho de 90% de independência energética com sete horas de energia de reserva. “Já temos esse sistema há um ano e estamos muito satisfeitos com ele, pois podemos gerar quase toda a energia de que precisamos por meio da solar”, disse Alexander Willemsen, proprietário da fábrica.

“Também estamos fazendo bem ao meio ambiente e economizando o custo da eletricidade, que normalmente seria retirada da rede elétrica”, ressaltou.

Sistema de armazenamento de 450 kW da ATESS Power. Foto: ATESS/Divulgação

Resultado é que a fábrica ganhou 90% de independência energética com o sistema de armazenamento. Foto: ATESS/Divulgação

Empreendimento investiu em eficiência energética. Foto: ATESS/Divulgação

Desde a instalação do projeto, o equipamento de processamento e as instalações da cadeia de frio na fábrica de aspargos podem operar sem interrupções. Além disso, todos os eletrodomésticos e iluminação da área de escritórios, bem como dos dormitórios para 80 funcionários, são alimentados pelo sistema de armazenamento de energia ATESS.

“A temporada [de cultivo de aspargos] vai de abril a junho, que é quando precisamos de mais eletricidade. Por isso, decidimos instalar uma grande planta solar”, destacou Willemsen. “Nós usamos 896 painéis de 500 Wp, além de um grande sistema de armazenamento da ATESS, que nos atende dia e noite”.

“Tudo está funcionando muito bem e só precisamos fazer alguns pequenos ajustes nas configurações para que tudo funcione perfeitamente. Não poderíamos estar mais felizes”, concluiu o proprietário.

Sobre a fábrica

A fábrica é de uma empresa familiar de quarta geração, especializada na colheita e embalagem de aspargos brancos e verdes. A mesma fica em um local remoto que tem serviço limitado da rede elétrica.

Em 2020 e 2021, o empreendimento expandiu sua área de cultivo de aspargos de 10 hectares para mais de 100 hectares, e construiu novos pavilhões de produção que permitem o manuseio de 750 mil kg de aspargos brancos e 150 mil kg de aspargos verdes anualmente.

Historicamente, a empresa dependia de geradores a diesel, cujo funcionamento era caro e inadequado para atender às necessidades de energia da fábrica, que inclui a unidade de produção e escritórios de vendas e administração.

Fábrica de processamento de alimentos, localizada na Alemanha. Foto: ATESS/Divulgação

Fábrica de processamento de alimentos, localizada na Alemanha. Foto: ATESS/Divulgação

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.