GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Notícias

Fabricantes solares discutem futuro do mercado no Papo Solar 178

Episódio analisa garantias, solidez financeira e novas tecnologias do setor fotovoltaico

Fabricantes solares discutem futuro do mercado no Papo Solar 178

Foto: Canal Solar

Os desafios enfrentados pelos fabricantes de módulos fotovoltaicos e a nova fase de maturidade do setor solar estarão no centro do episódio 178 do Papo Solar, que será transmitido no dia 26 de maio de 2026, às 18h. O programa vai discutir como o mercado fotovoltaico está se adaptando a um cenário mais competitivo, exigente e focado na sustentabilidade das empresas.

Apresentado por Gustavo Tegon, o episódio contará com a participação de Luiz Eduardo Sobreira, Country Manager da TCL, Matheus Cerutti, Head de Vendas para América Latina na Astronergy, João Ferrer, Brazil Sales Director – Solar and BESS (C&I) da JA Solar, e Wellington Gomes Araújo, Diretor Comercial da operação no Brasil da Tongwei.

O debate abordará um momento de transformação vivido pelo setor fotovoltaico. Após anos de forte expansão, integradores e investidores passaram a enfrentar dúvidas relacionadas à longevidade dos fabricantes, qualidade do suporte técnico, garantia dos equipamentos e solidez financeira das empresas que atuam no mercado.

A pressão por preços mais baixos aumentou a competitividade entre os fabricantes, mas também trouxe preocupações sobre a sustentabilidade financeira de algumas marcas e os riscos envolvendo módulos com suporte limitado no longo prazo.

Além disso, o episódio pretende discutir como o mercado pode diferenciar inovação real de estratégias puramente comerciais. Questões envolvendo novas tecnologias fotovoltaicas, eficiência dos módulos e critérios de classificação financeira das fabricantes estarão entre os principais temas da conversa.

Para integradores, distribuidores e investidores, o cenário atual exige análises mais criteriosas na escolha de parceiros e equipamentos, principalmente em projetos com horizonte de operação de longo prazo.

Nesse contexto, o programa vai explorar quais fabricantes estão mais preparados para os próximos anos e como o setor deve evoluir diante das mudanças tecnológicas e comerciais do mercado global de energia solar.

Com a consolidação da geração distribuída e o avanço das soluções de armazenamento e eficiência energética, a tendência é que fatores como confiabilidade, suporte e capacidade financeira ganhem cada vez mais peso nas decisões de compra dentro do mercado fotovoltaico brasileiro.

Não perca!

 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Raphael Guerra
Sobre o autor
Raphael Guerra

Jornalista formado na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21 e ENM. Possui experiência em podcast, televisão, rádio e assessoria de imprensa.

Comentários

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.