Fazenda no Sul do Brasil investe em tecnologia FV para garantir eficiência energética

Inversor da Hypontech oferece até 98,7% de eficiência, 6 MPPTs e monitoramento inteligente
2 minuto(s) de leitura
Inversor de 75 kW da Hypontech utilizado no projeto. Foto: Hypontech/Divulgação

No coração de Lajeado (RS), uma fazenda está colhendo mais do que produtos agrícolas: ela está colhendo energia limpa. Com foco em sustentabilidade e independência energética, o local adotou o inversor on-grid trifásico HPT 75 kW da Hypontech, reforçando a tendência crescente de eletrificação e eficiência no agronegócio brasileiro.

Projetado para atender às demandas de sistemas fotovoltaicos comerciais e industriais, o inversor da fabricante oferece até seis MPPTs e eficiência máxima de 98,7%. Além disso, permite sobredimensionamento de até 150% no lado CC (corrente contínua) e sobrecarga de até 110% no lado CA (corrente alternada), proporcionando maior flexibilidade e produção energética mesmo em períodos de alta demanda.

Outro destaque é sua tensão de partida de 180 V e faixa ampla de rastreamento de 150 V a 1000 V, o que garante geração de energia desde as primeiras horas do dia, mesmo sob baixa luminosidade.

Segurança e confiabilidade para ambientes desafiadores

Voltado para operação contínua em ambientes agrícolas, o equipamento conta com AFCI e proteção contra surtos Tipo II nos lados CC e CA, além de classificação IP66, que o torna resistente à poeira, umidade e condições climáticas extremas.

Usina solar instalada na fazenda. Foto: Hypontech/Divulgação

Gestão inteligente e monitoramento em tempo real

A fazenda de Lajeado agora acompanha a performance da sua usina em tempo real por meio da plataforma Hypon.Cloud, que permite a supervisão contínua via Wi-Fi, 4G ou conexão LAN. Essa conectividade garante agilidade na manutenção e maior aproveitamento da geração solar.

Energia limpa impulsionando a inovação no campo

Com a instalação do inversor da Hypontech, a propriedade rural reduziu seus custos energéticos, aumentou sua autonomia e deu um passo importante rumo a uma operação mais sustentável.

“Oferecemos soluções robustas, eficientes e conectadas. Seja em fazendas, indústrias ou edifícios comerciais, reafirmamos nosso compromisso com a construção de um futuro mais verde e energeticamente eficiente”, concluiu a empresa.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.