4 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Fazenda obtém ganho de 50% na safra de berinjela com sistema agrivoltaico

Propriedade localizada na França apostou na produção agrícola com painéis solares para aumentar o rendimento

Autor: 8 de fevereiro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Fazenda obtém ganho de 50% na safra de berinjela com sistema agrivoltaico

A estufa, que possui 2.500 m², conta com módulos fotovoltaicos instalados. Foto: Sun'Agri

Conforme noticiado pelo Canal Solar, os sistemas agrivoltaicos estão ganhando cada vez mais espaço em propriedades rurais no mundo. Na França, por exemplo, o projeto de uma fazenda está chamando a atenção.

Um ano e meio após a instalação de uma estufa agrivoltaica de 2.500 m², localizada na comuna francesa de Granges-sur-Lot, a empresa Sun’Agri revelou os primeiros resultados agronômicos sobre uma safra de berinjelas.

Observou-se em 2022 na cultura um rendimento superior a 50% com os painéis solares instalados, em comparação com uma área de referência sem os módulos. No total, mais de 800 kg de vegetais foram colhidos sob o sistema agrivoltaico, frente a cerca de 500 kg.

“As berinjelas colhidas em painéis apresentam maior biomassa, sinônimo de melhor desenvolvimento da planta”, explicou Cécile Magherini, diretora da Sun’Agri.

Comissionado em setembro de 2020, a solução atende às necessidades dos operadores, a família Brinkhoff, de adaptar a produção a riscos climáticos cada vez maiores, em particular o aumento da temperatura média nas estufas (30° C na primavera e 40 °C no verão) que causa queimaduras nas flores e acelera o desenvolvimento de novas pragas.

“Construí este projeto com a Sun’Agri em 2020. Hoje cultivamos vários vegetais sob essas persianas sem a necessidade de branquear as estufas no verão”, disse Youp Brinkhoff, chefe da Yola Farm.

“Com dois anos de retrospectiva, também há menos pressão de pragas como pulgões. As próximas colheitas nos permitirão confirmar e concluir os primeiros resultados encorajadores desta ferramenta”, destacou.

Desde que a estufa foi inaugurada, nove frutas e legumes foram cultivados: tomate, pepino, berinjela, pimentão, aipo, erva-doce, espinafre, alface de cordeiro e feijão verde.

Safra de berinjela obteve um rendimento superior com o sistema agrivoltaico. Foto: Sun'Agri

Safra de berinjela obteve um rendimento superior com o sistema agrivoltaico. Foto: Sun’Agri

Sensores utilizados no sistema agrivoltaico

Para obter os resultados acima, a Sun’Agri equipou as culturas com sensores que permitem uma análise detalhada do seu estado e a consideração de fatores meteorológicos. Esses sensores são divididos em 3 categorias:

  • Sensores micrometeorológicos: localizados em diferentes alturas da usina, medem temperatura do ar, umidade, vento e radiação e integram esses dados em modelos Sun’Agri;
  • Sensores PAR (Radiação Fotossinteticamente Ativa): medem a radiação ativa para fotossíntese, permitindo estimar o crescimento da planta e suas necessidades por meio dos modelos;
    Sensores de plantas: permitem observar o comportamento da planta (estado da água, funcionamento, estresse, temperatura dos órgãos) e otimizar seu bem-estar em tempo real.
Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.