16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

FIAT lança veículo 100% elétrico no Brasil

As estações de recarga serão fornecidas pela WEG, que será responsável ainda pela instalação dos equipamentos

Autor: 4 de agosto de 2021Veículos elétricos
FIAT lança veículo 100% elétrico no Brasil

O mercado de VEs (veículos elétricos) ganhou uma novidade. Trata-se do 500e da FIAT, o primeiro modelo 100% eletrificado da montadora.

Testes realizados pela empresa no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições ideais. 

O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência e o torque atinge 220 Nm – o que faz com que o mesmo necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

O 500e será comercializado no Brasil em dez concessionárias de nove cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).

WEG será fornecedora dos eletropostos

A WEG anunciou a assinatura do acordo de homologação para ser fornecedora oficial das estações de recarga para o novo veículo elétrico 500e da FIAT.

O contrato prevê a inclusão de dois modelos da nova geração WEMOB – WEG Electric Mobility no catálogo de produtos da montadora, bem como o serviço de instalação dos equipamentos e visita técnica aos clientes.

De acordo com a companhia, os eletropostos serão ofertados para os consumidores FIAT em dois diferentes modelos: WALL, projetada para residências e condomínios, e PARKING, desenvolvida para uso compartilhado em estacionamentos públicos e privados. 

A WEG afirmou que ambas funcionam em qualquer tensão das cidades brasileiras e possuem todas as proteções exigidas pelas normas nacionais e internacionais. Com proteção contra raios UV e resistentes a jatos de água e poeira, os equipamentos podem ser instalados tanto em ambientes internos quanto externos.

“Estamos dando mais um importante passo na nossa estratégia em oferecer soluções eficientes, sustentáveis e inteligentes para o segmento de mobilidade elétrica. Queremos também proporcionar ao cliente FIAT a melhor experiência para uma recarga rápida e segura”, destacou Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

Sobre as estações de recarga

O modelo WEMOB Wall em 220V (monofásico e bifásico) de até 7,4kW de potência, proporciona uma recarga de 80% das baterias em aproximadamente 4 horas.

Já o modelo WEMOB Parking em 380V e 220V (trifásico) de até 11kW, proporciona uma recarga de 80% em aproximadamente 2h40 minutos.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.