14 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,4GW

Financiamento é fundamental para alavancar expansão das renováveis

CEO da Suney revela que é preciso desburocratizar o financiamento no setor FV para viabilizar os créditos

Autor: 26 de dezembro de 2022junho 22nd, 2023Financiamento
2 minutos de leitura

O financiamento para o setor fotovoltaico foi apontado como um pilar importante por alavancar o crescimento da energia renovável no país, onde 72% querem ter acesso ao financiamento competitivo.

É o que afirmou Raphael Roque, coordenador do grupo de trabalho de financiamento da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), no Encontro Nacional, evento realizado em São Paulo (SP), nos dias 7 e 8 de dezembro, que apresentou as projeções do mercado fotovoltaico para 2023.

Ainda que este movimento esteja em ascensão no setor solar, de acordo com Carlos Bouhid, CEO da financiadora Suney, os integradores estão procurando a empresa com reclamações em conseguir aprovação para os créditos.

“Os integradores nos buscam com dificuldades de aprovar o financiamento para seus clientes, seja por falta de linhas de financiamento adequadas, seja pela elevada burocracia para viabilizar esse crédito. Além disso, falta clareza nos motivos da recusa de crédito, o que dificulta ainda mais o processo”, afirma o executivo.

Copom mantém taxa Selic em 13,75% ao ano

Bouhid também revela que a entrada no setor financeiro foi um processo de muito esforço. “A Suney está no mercado desde agosto de 2022, mas o desenvolvimento da tecnologia e do projeto começou bem antes disso, em 2021. Não é fácil começar um projeto inovador e com o objetivo de desburocratizar um segmento tão burocrático. Demandou muito esforço em tecnologia”.

“Temos condições de elevar as taxas de aprovação de financiamento dos nossos clientes e, principalmente, aumentar a velocidade com que isso acontece”, finaliza.

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.