2 de agosto de 2021

Carrinho

Fontes renováveis abastecerão complexo turístico no RJ

Empreendimento vai gerar até 13,1 GWh por ano de energia elétrica por meio de painéis e vidros fotovoltaicos

Autor: 20 de julho de 2021Brasil
Fontes renováveis abastecerão complexo turístico no RJ

Apostando em tecnologias sustentáveis, o empreendimento Maraey, que será construído em Maricá (RJ), espera gerar até 13,1 GWh por ano de energia elétrica por meio de painéis e vidros fotovoltaicos.

O objetivo é que mais de 35% da energia elétrica gerada nas áreas comuns e nas edificações do espaço seja atendida por meio de fontes limpas. Além da energia solar, o empreendimento estuda utilizar outras fontes renováveis de energia, como biogás e geotermia.

“Estamos utilizando as mais avançadas tecnologias do mercado para desenvolvermos um empreendimento exemplar e, consequentemente, ajudar na criação de uma comunidade mais sadia, sustentável e resiliente”, afirma Emilio Izquierdo, CEO de Maraey. 

O executivo explica que na primeira fase de construção serão instalados aproximadamente 57 mil metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos, cuja instalação se dará no telhado dos edifícios e em lotes de infraestrutura com áreas maiores, como por exemplo nas áreas próximas às ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), onde o terreno se transformará em “fazenda solar”.

Além disso, serão instalados mais de 17 mil metros quadrados de vidros fotovoltaicos em fachadas, claraboias, coberturas de pérgulas e marquises. O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão nos próximos nove anos, o que representa, aproximadamente, 10% do valor de investimento total do projeto.

Mobilidade elétrica

Outro diferencial do empreendimento é a utilização de veículos elétricos ou híbridos. Para isso, serão instalados postos de recarga em vagas de estacionamento, tanto de acesso público, em diversos pontos do complexo, quanto em todas as residências. 

A estimativa é que quando o empreendimento estiver em plena operação mais de 8 mil veículos híbridos e elétricos circulem pelo complexo.

Sobre o Maraey

O empreendimento Maraey pertence a IDB, empresa formada por um grupo de empresários internacionais – espanhóis, brasileiros, estadunidenses e chineses – liderados pelo Grupo Cetya e o Grupo Abacus.

O espaço contará com hotéis cinco estrelas, com capacidade de receber aproximadamente 300 mil turistas por ano. Ademais, é planejado moradias com serviços integrados como escola, hospital, shopping e negócios, além de inúmeras atividades de lazer e esportivas. O empreendimento inclui, também, uma universidade de hotelaria.

Também será criada no empreendimento a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de restinga do Estado do Rio. O projeto inclui ainda um centro de pesquisas ambientais que conta com o apoio de renomadas instituições acadêmicas como UFRJ, UFF, UFRRJ, UFES e FURG.

Além disso, cerca de 200 famílias de pescadores que vivem na comunidade de Zacarias, na área do empreendimento, serão beneficiadas pela regularização fundiária, com cessão de título de propriedade e entrega de escritura definitiva aos moradores. 

O investimento privado previsto para o empreendimento é de cerca de R$ 11 bilhões. A previsão é que mais de  36 mil empregos sejam gerados quando o espaço estiver em pleno funcionamento.

 

Mariana Zilli

Mariana Zilli

Atuou no Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) na mediação e no mapeamento de veículos de imprensa em funcionamento. Possui experiência como assessora de imprensa e produtora de conteúdo para redes sociais.

Comentar