A Fronius acompanha com atenção a posição da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) referente à revisão da Resolução Normativa 482/2012. Para a CEO da Fronius no Brasil, Monalisa Gomes, caso o posicionamento da ANEEL seja mantido, os avanços do mercado fotovoltaico podem ser prejudicados, acarretando desempregos e fechamento de empresas, atingindo especialmente os pequenos instaladores desse setor.
A posição da ANEEL limita o acesso dos consumidores brasileiros a uma energia mais econômica e sustentável, uma vez que reduz o atual sistema de compensação de energia gerada dos atuais 100% para 38% – segundo informações da ANEEL e da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Desde 2012 os consumidores brasileiros recebem em sua conta de eletricidade 100% dos créditos da energia gerada pela fonte solar. Esse modelo é um dos principais incentivadores da expansão da energia solar no Brasil e dos investimentos no setor, além de ser uma contribuição eficaz para a diversificação da matriz energética brasileira, que atualmente depende muito da fonte hidrelétrica e vem se apoiando cada vez mais na queima de combustíveis fósseis.
Caso aprovada, a proposta da ANEEL representará um retrocesso para o país. Mesmo com a sua elevada incidência de raios solares, o Brasil tem pouco mais de 1% de sua matriz energética baseada nos sistemas fotovoltaicos. Esse percentual poderá ficar estagnado ou diminuir nos próximos anos com as novas mudanças propostas.
É necessária a busca por uma solução viável e sustentável, respeitando o direito de escolha do consumidor por uma energia mais acessível, seja para a sua residência ou negócio. “Precisamos nos unir numa corrente única, objetiva e assertiva para o bem da economia e do povo brasileiro. O país precisa ter autonomia na geração de energia”, ressalta Alexandre Borin, gerente comercial da Unidade de Negócios de Energia Solar da Fronius no Brasil.
Sobre a Fronius
A Fronius Brasil está localizada em São Bernardo do Campo (SP). Com mais de 20 anos no Brasil, a Fronius é composta de três unidades de negócios: Energia Solar, Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias. A empresa possui uma equipe de mais de 80 profissionais, além de 30 representantes e filiais em todo o território nacional.