Fronius oferece centro de reparos e rede de assistência técnica

A Fronius comemora, neste mês de julho, dez anos de atividades no Brasil
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O inversor é um componente central do sistema fotovoltaico. Ele faz a interface dos módulos fotovoltaicos com a rede elétrica, atua na proteção do sistema e realiza o monitoramento da energia produzida pelos painéis solares, entre outras funções. Apesar do avançado estágio tecnológico alcançado pelos principais fabricantes mundiais, o inversor é um equipamento eletroeletrônico sujeito a falhas.

O que fazer quando o ele falhar? Existem dezenas de marcas de inversores sendo distribuídas no mercado brasileiro. A certificação do INMETRO, compulsória para inversores com potência até 10 kW, atesta que o equipamento atende os requisitos de conexão à rede, mas nada garante sobre a qualidade do equipamento e sua longevidade.

Para a maximização do retorno do investimento no sistema fotovoltaico é importante escolher equipamentos de fabricantes conhecidos, que tenham um longo histórico e uma importante participação no mercado. Essa escolha proporciona maior garantia quanto à durabilidade do equipamento. Além disso, é importante verificar se o fabricante oferece suporte técnico no país, um detalhe que muitas vezes é esquecido pelo consumidor.

A oferta de suporte técnico local minimiza riscos e reduz perdas de geração quando ocorrem falhas em equipamentos. A espera pela reposição ou pelo reparo de um inversor pode durar semanas em algumas situações, caso o fabricante não possua uma estrutura de suporte técnico. Além da falta de estrutura, a reclamação da garantia e a solicitação de reparos pode tornar-se uma dor de cabeça para o proprietário do sistema fotovoltaico.

Pensando em todas as dificuldades que o mercado fotovoltaico pode encontrar, a fabricante Fronius do Brasil investiu na construção de uma infraestrutura de suporte técnico para o mercado nacional, com um laboratório de testes e reparos localizado em São Bernardo do Campo (SP). Equipamentos defeituosos, quando o problema não pode ser resolvido in loco, podem ser enviados para o laboratório e prontamente avaliados por uma equipe técnica especializada.

O serviço de suporte da Fronius não se limita ao reparo de inversores. A empresa também montou uma central de atendimento para dúvidas técnicas, capaz de oferecer o suporte que o mercado necessita. O objetivo da empresa foi criar um espaço dedicado à manutenção e à solução de dúvidas técnicas de seus produtos no Brasil, o que agiliza o atendimento aos instaladores, distribuidores e clientes finais, garantindo mais segurança para quem compra seus equipamentos.

“Primeiro é feita a triagem pela nossa central de atendimento, onde recebemos cerca de 300 ligações por dia. Depois, os técnicos vão fazendo ajustes remotos e tiram todas as dúvidas. Constatando que há um problema, pedimos que enviem o inversor para nossa sede para fazermos o conserto. Possuímos equipamentos que reproduzem todos os testes feitos na fábrica da Fronius na Áustria. Após todos os reparos, o inversor sairá totalmente novo”, esclarece Alexandre Borin, gerente de energia fotovoltaica da Fronius do Brasil.

Segundo o advogado Cássio Ribeiro Avila Júnior, especialista em direito do consumidor, se algum equipamento apresentar defeito de fabricação dentro do prazo de garantia, é sempre importante buscar quem instalou ou quem vendeu o produto para verificar se elas possuem alguma sugestão, já que são responsáveis por entregar e preparar o produto 100% como foi vendido. Caso não tenha solução, o próximo passo é buscar o auxílio de um advogado especializado em direito do consumidor para verificar o melhor caminho a ser seguido.

22-07-20-canal-solar-Fronius_oferece_centro_de_reparos_de_inversores_em_São_Bernardo_do_Campo.jpgCentro de reparos de inversores da Fronius em São Bernardo do Campo (SP)

Fronius Solutions Partner

Alexandre Borin destaca também que a empresa possui, desde o ano passado, o programa Fronius Solutions Partner, que capacita parceiros para que os mesmos possam fazer o reparo dos inversores no local da instalação, principalmente em regiões mais remotas, onde é mais demorado, por exemplo, enviar o inversor para São Bernardo do Campo.

A Fronius oferece aos seus clientes um programa de capacitação em vários níveis. Os clientes que atingem o nível máximo de capacitação tornar-se Solutions Partners – parceiros para soluções, em tradução direta – que são empresas capacitadas a realizar diagnósticos e reparos locais, quando possível, nos equipamentos da marca. Dessa forma, além do laboratório localizado em São Bernardo do Campo, a Fronius conta com uma ampla rede de assistência técnica em todo o Brasil.

“Esse instalador, que é um parceiro da Fronius, vai até o cliente final onde o sistema se encontra instalado e procura fazer o reparo do inversor no local, sem removê-lo do lugar. Ele eventualmente poderá realizar algumas substituições de placas eletrônicas que compõem o inversor e alguns testes. Se o inversor voltar a funcionar ele dá o caso como encerrado e em três ou quatro dias, no máximo, o cliente terá o inversor novamente funcionando. Hoje, já temos 20 empresas no Brasil credenciadas nesse programa, e a nossa intenção para os próximos anos é ter pelo menos mais 20 empresas”, comenta Borin.

O especialista ressaltou ainda que tanto o cliente final quanto o instalador ou distribuidor podem utilizar os serviços que a Fronius oferece. “Queremos atuar de uma forma rápida, eficaz e sempre prezando para o melhor atendimento”, conclui.

Fronius Perfect Charging comemora dez anos no Brasil

A Fronius Perfect Charging, unidade de negócios da matriz de origem austríaca que desenvolve tecnologias e alternativas inteligentes no carregamento de baterias, comemora, neste mês de julho, dez anos de atividades no Brasil.

“Chegamos com soluções completas e um novo olhar para a inovação, layout de operações e otimizações logísticas – com foco voltado para sustentabilidade – permitindo uma narrativa muito mais profunda sobre saving de energia, redução de CO2 e cargas rápidas”, disse Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil.

22-07-20-Fronius_Perfect_Charging.jpgFronius Perfect Charging comemora dez anos no Brasil com crescimento de 25% ao ano

Para comemorar os dez anos de operações, a empresa, que tem apresentado crescimento médio de 25% ao ano, vai lançar em 2020 a linha Selectiva 4.0 e Logística 4.0, que são soluções para carregadores de bateria. As primeiras unidades devem desembarcar no país no próximo mês de agosto.

 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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