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Fronius oferece centro de reparos e rede de assistência técnica

A Fronius comemora, neste mês de julho, dez anos de atividades no Brasil
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O inversor é um componente central do sistema fotovoltaico. Ele faz a interface dos módulos fotovoltaicos com a rede elétrica, atua na proteção do sistema e realiza o monitoramento da energia produzida pelos painéis solares, entre outras funções. Apesar do avançado estágio tecnológico alcançado pelos principais fabricantes mundiais, o inversor é um equipamento eletroeletrônico sujeito a falhas.

O que fazer quando o ele falhar? Existem dezenas de marcas de inversores sendo distribuídas no mercado brasileiro. A certificação do INMETRO, compulsória para inversores com potência até 10 kW, atesta que o equipamento atende os requisitos de conexão à rede, mas nada garante sobre a qualidade do equipamento e sua longevidade.

Para a maximização do retorno do investimento no sistema fotovoltaico é importante escolher equipamentos de fabricantes conhecidos, que tenham um longo histórico e uma importante participação no mercado. Essa escolha proporciona maior garantia quanto à durabilidade do equipamento. Além disso, é importante verificar se o fabricante oferece suporte técnico no país, um detalhe que muitas vezes é esquecido pelo consumidor.

A oferta de suporte técnico local minimiza riscos e reduz perdas de geração quando ocorrem falhas em equipamentos. A espera pela reposição ou pelo reparo de um inversor pode durar semanas em algumas situações, caso o fabricante não possua uma estrutura de suporte técnico. Além da falta de estrutura, a reclamação da garantia e a solicitação de reparos pode tornar-se uma dor de cabeça para o proprietário do sistema fotovoltaico.

Pensando em todas as dificuldades que o mercado fotovoltaico pode encontrar, a fabricante Fronius do Brasil investiu na construção de uma infraestrutura de suporte técnico para o mercado nacional, com um laboratório de testes e reparos localizado em São Bernardo do Campo (SP). Equipamentos defeituosos, quando o problema não pode ser resolvido in loco, podem ser enviados para o laboratório e prontamente avaliados por uma equipe técnica especializada.

O serviço de suporte da Fronius não se limita ao reparo de inversores. A empresa também montou uma central de atendimento para dúvidas técnicas, capaz de oferecer o suporte que o mercado necessita. O objetivo da empresa foi criar um espaço dedicado à manutenção e à solução de dúvidas técnicas de seus produtos no Brasil, o que agiliza o atendimento aos instaladores, distribuidores e clientes finais, garantindo mais segurança para quem compra seus equipamentos.

“Primeiro é feita a triagem pela nossa central de atendimento, onde recebemos cerca de 300 ligações por dia. Depois, os técnicos vão fazendo ajustes remotos e tiram todas as dúvidas. Constatando que há um problema, pedimos que enviem o inversor para nossa sede para fazermos o conserto. Possuímos equipamentos que reproduzem todos os testes feitos na fábrica da Fronius na Áustria. Após todos os reparos, o inversor sairá totalmente novo”, esclarece Alexandre Borin, gerente de energia fotovoltaica da Fronius do Brasil.

Segundo o advogado Cássio Ribeiro Avila Júnior, especialista em direito do consumidor, se algum equipamento apresentar defeito de fabricação dentro do prazo de garantia, é sempre importante buscar quem instalou ou quem vendeu o produto para verificar se elas possuem alguma sugestão, já que são responsáveis por entregar e preparar o produto 100% como foi vendido. Caso não tenha solução, o próximo passo é buscar o auxílio de um advogado especializado em direito do consumidor para verificar o melhor caminho a ser seguido.

22-07-20-canal-solar-Fronius_oferece_centro_de_reparos_de_inversores_em_São_Bernardo_do_Campo.jpgCentro de reparos de inversores da Fronius em São Bernardo do Campo (SP)

Fronius Solutions Partner

Alexandre Borin destaca também que a empresa possui, desde o ano passado, o programa Fronius Solutions Partner, que capacita parceiros para que os mesmos possam fazer o reparo dos inversores no local da instalação, principalmente em regiões mais remotas, onde é mais demorado, por exemplo, enviar o inversor para São Bernardo do Campo.

A Fronius oferece aos seus clientes um programa de capacitação em vários níveis. Os clientes que atingem o nível máximo de capacitação tornar-se Solutions Partners – parceiros para soluções, em tradução direta – que são empresas capacitadas a realizar diagnósticos e reparos locais, quando possível, nos equipamentos da marca. Dessa forma, além do laboratório localizado em São Bernardo do Campo, a Fronius conta com uma ampla rede de assistência técnica em todo o Brasil.

“Esse instalador, que é um parceiro da Fronius, vai até o cliente final onde o sistema se encontra instalado e procura fazer o reparo do inversor no local, sem removê-lo do lugar. Ele eventualmente poderá realizar algumas substituições de placas eletrônicas que compõem o inversor e alguns testes. Se o inversor voltar a funcionar ele dá o caso como encerrado e em três ou quatro dias, no máximo, o cliente terá o inversor novamente funcionando. Hoje, já temos 20 empresas no Brasil credenciadas nesse programa, e a nossa intenção para os próximos anos é ter pelo menos mais 20 empresas”, comenta Borin.

O especialista ressaltou ainda que tanto o cliente final quanto o instalador ou distribuidor podem utilizar os serviços que a Fronius oferece. “Queremos atuar de uma forma rápida, eficaz e sempre prezando para o melhor atendimento”, conclui.

Fronius Perfect Charging comemora dez anos no Brasil

A Fronius Perfect Charging, unidade de negócios da matriz de origem austríaca que desenvolve tecnologias e alternativas inteligentes no carregamento de baterias, comemora, neste mês de julho, dez anos de atividades no Brasil.

“Chegamos com soluções completas e um novo olhar para a inovação, layout de operações e otimizações logísticas – com foco voltado para sustentabilidade – permitindo uma narrativa muito mais profunda sobre saving de energia, redução de CO2 e cargas rápidas”, disse Mariana Kroker, gerente comercial da divisão Perfect Charging da Fronius do Brasil.

22-07-20-Fronius_Perfect_Charging.jpgFronius Perfect Charging comemora dez anos no Brasil com crescimento de 25% ao ano

Para comemorar os dez anos de operações, a empresa, que tem apresentado crescimento médio de 25% ao ano, vai lançar em 2020 a linha Selectiva 4.0 e Logística 4.0, que são soluções para carregadores de bateria. As primeiras unidades devem desembarcar no país no próximo mês de agosto.

 

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Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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