Fronius oferece programa de parceria de assistência técnica para integradores

O monitoramento é essencial para instalações fotovoltaicas e vai muito além do registro de rendimentos de produção

Agilizar o atendimento e oferecer assistência técnica a diversos clientes, principalmente aqueles que possuem sistemas fotovoltaicos em regiões mais remotas e precisam de assistência técnica. Estes são os objetivos do programa FSP (Fronius Solutions Partners). Clique aqui para conhecer os FSPs.

Segundo a Fronius, o programa beneficia todos os envolvidos. Isso porque o cliente recebe atendimento mais rápido, eficiente, personalizado e regionalizado; o integrador parceiro fortalece sua marca, recebe constante atualização técnica e se torna um representante forte na região; a Fronius realiza a descentralização de seu atendimento, se aproxima dos instaladores parceiros, amplia sua cobertura de atendimento e oferece mais agilidade em todo o processo de solução de eventuais falhas ou problemas de equipamento.

“O programa é essencial para a nossa rede de assistência técnica. Atender em qualquer localidade de forma eficiente é uma ótima maneira de amplificar a marca, seja do Instalador, seja a da Fronius”, destaca Thais Zampieri Bitencourt, analista de marketing da empresa.

Alexandre Borin, gerente de energia fotovoltaica da Fronius do Brasil, esclarece como funciona o programa. “Esse instalador, que é um parceiro da Fronius, vai até o cliente final onde o sistema se encontra instalado e procura fazer o reparo do inversor no local, sem removê-lo do lugar. O integrador eventualmente poderá realizar algumas substituições de placas eletrônicas que compõem o inversor e alguns testes. Se o inversor fotovoltaico voltar a funcionar, ele dá o caso como encerrado e em três ou quatro dias, no máximo, o cliente terá o inversor novamente funcionando”.

Lucas Ribeiro, gerente de Pós-Vendas na Fronius do Brasil, destaca que o objetivo maior do programa é aproximar a Fronius, o integrador solar e o cliente.

“Permitimos ao cliente um canal adicional de atendimento próximo a sua região. Com a comodidade do FSP, na visita, é possível auxiliar e consertar o defeito do equipamento sem que haja maiores prejuízos. Além disso, traz maior velocidade e assertividade no atendimento técnico ao cliente, pois permite que o FSP consiga olhar não somente o inversor solar, mas também as condições de instalação. É um projeto “ganha-ganha” entre todos que estão na cadeia produtiva”, destaca o especialista.

Ribeiro ainda elenca os benefícios para os FSPs:

  • melhor informado: informação e conhecimento prático sobre as soluções de sistemas da Fronius, desde a manutenção dos sistemas existentes até a solarização de todo o fornecimento de energia do cliente;
  • ferramentas exclusivas de vendas e marketing: suporte com uma variedade de ferramentas diferentes para o integrador a garantir vendas;
  • suporte técnico: atendimento priorizado na linha direta de suporte técnico e fácil acesso às peças de reposição para a garantia do melhor plano de serviços do mercado;
  • criação de demanda: o portal online Fronius Solar.web ajuda o parceiro a gerar demanda por complementos de sistema entre a sua base de clientes existente e garante o acompanhamento de pedidos de longo prazo para o seu negócio;
  • troca de conhecimentos e experiências: nos eventos para Parceiros da Fronius Solutions, os integradores podem interagir com outros parceiros e discutir suas experiências diretamente com os representantes da Fronius.

Como se tornar um parceiro da Fronius?

Ao participar do programa, o integrador fortalece sua marca e aumenta a qualidade dos seus serviços, consequentemente consegue aumentar suas receitas. Mas, quais são os critérios para se tornar um FSP?

Segundo Thais, a fabricante possui critérios rigorosos. “A Fronius possui critérios rigorosos para a escolha de seus parceiros neste programa, por isso, temos a certeza de que tanto o cliente como a sua marca estarão em boas mãos”, afirma a executiva. Os critérios são:

  • ter três anos de atuação no segmento;
  • mínimo de 50 inversores Fronius instalados (registrados no Solar.web);
  • potência instalada superior a 1000 kWp;
  • estar em uma região, cobertura de atendimento de potencial mercadológico.

Além dos critérios, a fabricante espera que a empresa integradora:

  • faça update uma vez a cada dois anos no contrato;
  • realize um treinamento de dois dias na Fronius;
  • tenha, no mínimo, dois técnicos homologados;
  • possua ferramentas e EPIs (equipamento de proteção individual) obrigatórios;
  • siga todos os procedimentos estipulados pela Fronius;
  • cumpra exigências legais, fiscais, trabalhistas, previdenciárias e acidentárias;
  • tenha estoque básico de spare parts (peças de reposição).

“Hoje, já temos 20 empresas no Brasil credenciadas nesse programa, e a nossa intenção, para os próximos anos, é ter pelo menos mais 20 empresas”, afirma Borin.

Vantagens de ser um parceiro da Fronius

Ao se tornar um FSP, o profissional obtém diversas vantagens a partir do portfólio de produto abrangente da Fronius. “O instalador, ao se vincular à Fronius, que é referência no mercado mundial, endossa ainda mais o seu compromisso com a excelência na prestação de serviços”, ressalta Thais.

Saiba os benefícios oferecidos pelo programa:

  • autorização para usar selo “Assistência Técnica” (FSP);
  • divulgação no site e no aplicativo da Fronius;
  • atender clientes da Fronius na sua região;
  • acesso ao Solar.web gratuito;
  • treinamentos e certificados exclusivos;
  • acesso e descontos exclusivos ao Spare Parts;
  • parceiro autorizado para realizar troca de placas;
  • priorização no TSN (tech support – suporte técnico);
  • informações avançadas sobre novos produtos da empresa;
  • convite exclusivo para eventos do FSP;
  • anúncios e ações conjuntas de marketing;
  • visitas guiadas na fábrica Fronius Internacional;
  • voucher de treinamento (€ 200) na Fronius Internacional.

Parceiros relatam suas experiências

O engenheiro eletricista Tássio Barboza, responsável técnico da Enersol Brasil, destaca que com o programa FSP, o tempo de resposta está sendo reduzido de 10 a 20 dias, para dois a três dias. Além disso, destaca a satisfação da empresa com a parceria.

“É um programa que estamos super felizes em participar. É bom tanto para a Fronius, quanto para as empresas integradoras. Já realizamos mais de 600 instalações, incluindo a do inversor de ouro no CD (centro de distribuição) da Le Biscuit em Salvador (BA)”, afirma.

Assim como Barboza, Marcelo Gaspar, gerente comercial da SBSOLAR, enfatiza seu contentamento com o programa.

“Pensando no futuro, entramos como parceiros do programa FSP. Hoje, estamos atendendo clientes de diversas regiões do país, com agilidade e qualidade para minimizar as perdas financeiras. Além de orientar os instaladores sobre algumas práticas que podem ocasionar problemas na usina. Com certeza essa parceria coloca a Fronius mais um passo à frente quando se trata de assistência técnica”, ressalta Gaspar.

Já Douglas Florio Ubeda, supervisor de projetos da Alvo Solar, enfatiza que o programa é uma oportunidade para as empresas do ramo de energia solar adquirir know-how na tecnologia dos inversores solares. “A Fronius nos disponibilizou treinamentos para ficarmos preparados em diversas situações e sempre nos orienta em nossos atendimentos técnicos. Essa parceria nos ajuda a encontrar a solução técnica de forma rápida e segura para nossos cliente Fronius e para outras empresas que nos procuram. O resultado sempre é satisfação e parceria”, aponta Ubeda.

Para Antônio Freitas, fundador e diretor de operações da Mecatron, a parceria fortalece a relação cliente-integrador. “O programa FSP tem trazido à empresa um novo horizonte de possibilidades, desde expansão do networking até o aperfeiçoamento dos conhecimentos. É um programa fantástico que possibilita uma interação ímpar entre fabricante e clientes de forma cada vez mais exclusiva e personalizada”, afirma o executivo.

“Eu vejo a estratégia da Fronius como um sinal de respeito ao consumidor. Quer realmente entregar uma solução eficaz a longo prazo. Acho muito válido o fato de um inversor poder ser reparado com baixo custo ao invés da necessidade de adquirir um novo. Nós da Geração Solar, enquanto parceiros FSP da Fronius, enxergamos que podemos entregar aos nossos clientes algo diferente da maioria do mercado e estamos felizes com a parceria”, ressalta Weslei Elias de Oliveira, diretor da empresa Geração Solar.

Progressão do programa

Os FSPs, além de contar com diversos suportes e benefícios oferecidos pela empresa, ainda podem progredir no programa, adquirindo maior contato com a equipe de suporte técnico. Essa progressão na carreira do profissional traz inúmeras possibilidades de negócios, aumentando a receita da empresa e elevando a qualidade dos serviços realizados.

Fronius Solar Web

O monitoramento é essencial para instalações fotovoltaicas e vai muito além do registro de rendimentos de produção. Com o Solar.web, os profissionais conseguem visualizar os fluxos de energia, além de realizar atualizações, análises e manutenção de forma remota.

A ferramenta, também disponível em aplicativo (Android e iOS), ainda possibilita que os instaladores organizem as reuniões com seus clientes, facilitando a demonstração e a prestação de contas do seus serviços. Além disso, com o Solar.web, o instalador pode acompanhar cada um de seus clientes em sua transformação energética, o que possibilita que façam sugestões para um consumo inteligente de energia para intervalos de tempo onde a produção fotovoltaica é suficiente.

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

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