24 de outubro de 2021

Fronius vende seu primeiro inversor híbrido GEN24 no Brasil

A comercialização e a distribuição do inversor foi realizada pela distribuidora de soluções tecnológicas Horus

Autor: 11 de outubro de 2021Brasil
Fronius vende seu primeiro inversor híbrido GEN24 no Brasil

O inversor híbrido GEN24 teve sua primeira venda registrada no Brasil. Lançado no começo do ano no mercado brasileiro, o equipamento foi disponibilizado pela fabricante Fronius no primeiro semestre de 2021. A comercialização e a distribuição foi realizada pela distribuidora de soluções tecnológicas Horus. 

Segundo Ráiney Soares, gerente de Produto Solar da empresa, o inversor híbrido foi despachado para Sinop (MT) nesta semana. “Estamos bem felizes por sermos o primeiro distribuidor do Brasil a vender o GEN24 da Fronius”, comentou.

“A energia solar fotovoltaica tende a crescer muito mais do que já está crescendo. A Horus, junto com a Fronius, já está preparada para atender essas demandas com estoque a pronta entrega”, completou.

Aplicação

O inversor híbrido GEN24 de 6 kW será aplicado em projeto de 9 kWp que será instalado na Unidade Consumidora de um produtor rural. Segundo Soares, o cliente final visa economizar na conta de luz e solucionar o problema de intermitência de energia, que prejudica a refrigeração de leite.

“O objetivo do cliente é reduzir sua conta de luz utilizando o sistema on grid e usar o inversor de backup no sistema off grid utilizando a função PVPoint do equipamento. Essa função consegue alimentar até 3000 W durante o dia mesmo não tendo energia na rede”, explica o gerente de Produto Solar da Horus.

Daniel Lyrio Teixeira, Technical Sales Advisor da Fronius do Brasil, explica que PV Point é uma função exclusiva dos inversores Fronius Gen24, cuja finalidade é oferecer um backup na instalação em caso de falhas na rede da distribuidora local. 

“Essa função, não necessariamente precisa de baterias, ou seja, em caso de falhas na rede, e tendo disponibilidade fotovoltaica, é possível ter uma saída de até 3kW no inversor para alimentar cargas de emergência, como uma geladeira, roteador, carregador de celular, dentre outras aplicações”, esclarece.

Ele também destaca que o uso das baterias certamente irá trazer mais possibilidades para a função, podendo ter um backup em período noturno ou dias de pouca irradiação. “Vale ressaltar que essa saída CA do inversor (Pv Point) é totalmente desvinculada da saída CA do inversor para a rede, ou seja, em caso de falha na rede o inversor se desconectará pelo anti ilhamento, mas a saída PV Point ficará ativa na instalação, sem trazer riscos à injeção de energia na rede. Para uso de baterias para injetar energia na rede da concessionária ou utilização no consumo fora-ponta, recomendamos verificar os requisitos previstos pelas concessionárias locais”, completa.

O primeiro de muitos

Ráiney Soares ainda esclarece que, em um primeiro momento, este sistema não contará com bateria, porém está nos planos do produtor rural investir em breve. “Ele vai instalar como um teste e funcionando bem o sistema, ele vai investir na compra de baterias”.

Soares ainda destaca que este é um projeto pioneiro e será o primeiro de muitos.“Será a primeira instalação da empresa integradora ESolar Sinop utilizando este modelo de inversor, já que é o primeiro a ser vendido no Brasil. Além disso, já está nos planos da empresa instalar este mesmo modelo em outras propriedades de produtores de leite”, comenta.

Fronius GEN24

Segundo a Fronius, seu inversor híbrido GEN24 Plus monofásico conta com uma solução compacta que funciona integrada à rede elétrica convencional e baterias de lítio – podendo ser usadas também para abastecer veículos elétricos.

O produto garante ainda abastecimento de energia com alta potência de saída da corrente alternada e carregamento das baterias, mesmo em caso de interrupção de força da rede da concessionária local.

Segundo Alexandre Borin, gerente comercial da unidade de Solar Energy da Fronius do Brasil, os inversores Fronius GEN24 Plus são a evolução do cérebro do sistema fotovoltaico, já que permitem o gerenciamento da eletricidade que é gerada, consumida, armazenada e injetada na rede elétrica. O Fronius GEN24 Plus pode ser encontrado nas classes de potência de 3 kW a 6 kW. Saiba mais.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar