Pela primeira vez, a estatal Furnas, subsidiária da Eletrobras, realizará leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no ACL (Ambiente de Contratação Livre). O certame acontece no dia 12 de novembro e é exclusivo para agentes geradores.
Os interessados poderão ofertar quatro produtos: duas entregas de energia eólica e duas de solar nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste de 2024 a 2038. A companhia não explicitou quanto pretende contratar de energia.
“A demanda total e por produto vai depender da oferta durante o leilão”, disse Rodrigo Marques, gerente de Comercialização de Furnas.
Marques destacou ainda que com as mudanças no setor elétrico, que deram mais dinamismo ao ACL, essa estratégia de comercialização passa a ser considerada uma tendência também para Furnas.
No comunicado sobre o leilão, a subsidiária da Eletrobras observou que a energia vendida no certame ainda contaria com os descontos tarifários oferecidos às fontes “incentivadas” (eólica, solar, biomassa e PCHs).
A Medida Provisória 998/2020, editada no início de setembro pelo governo federal, prevê a retirada desses subsídios após um período de transição.
Para acessar o edital, clique aqui. O envio dos termos de adesão e documentos de habilitação das empresas geradoras interessadas vai até 23 de outubro.