Furnas vai realizar leilão para compra de energia de usinas solares e eólicas

O certame acontece no dia 12 de novembro e é exclusivo para agentes geradores
Furnas vai realizar leilão para compra de energia de usinas solares e eólicas

Pela primeira vez, a estatal Furnas, subsidiária da Eletrobras, realizará leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no ACL (Ambiente de Contratação Livre). O certame acontece no dia 12 de novembro e é exclusivo para agentes geradores.

Os interessados poderão ofertar quatro produtos: duas entregas de energia eólica e duas de solar nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste de 2024 a 2038. A companhia não explicitou quanto pretende contratar de energia.

“A demanda total e por produto vai depender da oferta durante o leilão”, disse Rodrigo Marques, gerente de Comercialização de Furnas.

Marques destacou ainda que com as mudanças no setor elétrico, que deram mais dinamismo ao ACL, essa estratégia de comercialização passa a ser considerada uma tendência também para Furnas.

No comunicado sobre o leilão, a subsidiária da Eletrobras observou que a energia vendida no certame ainda contaria com os descontos tarifários oferecidos às fontes “incentivadas” (eólica, solar, biomassa e PCHs). A Medida Provisória 998/2020, editada no início de setembro pelo governo federal, prevê a retirada desses subsídios após um período de transição.

Para acessar o edital, clique aqui. O envio dos termos de adesão e documentos de habilitação das empresas geradoras interessadas vai até 23 de outubro.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal