Unicamp inicia operação de ônibus 100% elétrico da BYD

A adoção do veículo faz parte de um projeto de P&D da CPFL Energia em parceria com a universidade

Entrou em circulação semana passada, no campus da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), um ônibus 100% elétrico fabricado pela BYD. A adoção do veículo faz parte de um projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) da CPFL Energia, em parceria com a universidade, com a Time Energy e a Porakê.

Além do ônibus, o projeto também prevê um eletroposto – instalado no estacionamento da biblioteca central – que será utilizado para recarregar a bateria. O veículo vai operar na mesma frota dos demais circulares internos já existentes na universidade, realizando o mesmo itinerário.

Criado a partir do projeto Campus Sustentável da Unicamp, a novidade é financiada pela CPFL Energia por meio do programa de P&D da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). 

O estudo vai avaliar os benefícios econômicos deste tipo de veículo, o desempenho de recarga no eletroposto e comparar os impactos ambientais em relação ao ônibus a diesel, seguindo um conceito de pesquisa chamado laboratório vivo (Living Lab).

De acordo com a BYD, um sistema de monitoramento vai extrair uma série de informações relevantes como posição, velocidade, horário, aceleração, entre outros, essenciais para uma boa gestão de frota, do trânsito, de vias públicas e até o monitoramento da poluição. 

O projeto já recebeu aportes de R$ 3,4 milhões, colaborando com a formação de alunos de graduação, mestres e doutores da universidade. No total, o investimento será de mais de R$ 6 milhões. A previsão é que seja finalizado em outubro de 2021, mas o ônibus continuará em circulação após o fim dos estudos.

O diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, ressaltou a importância dos investimentos em P&D para a introdução e fomento de novas tecnologias no Brasil. “Quanto mais dados e informações científicas conseguirmos apurar numa pesquisa deste porte, maior será a contribuição para a popularização de frotas eletrificadas no país. Importantes cidades do Brasil como São Paulo, Campinas e Brasília já iniciaram o processo de eletrificação de frotas”, disse Von Schneider. 

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal