Na madrugada desta quarta-feira (5), uma residência em Poços de Caldas (MG) foi alvo de uma ação criminosa por parte de dois indivíduos que furtaram um sistema de energia solar instalado no telhado do imóvel por volta das 4h.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um dos suspeitos escalou a residência e removeu dois módulos fotovoltaicos, enquanto o comparsa permaneceu no chão, auxiliando na retirada e transporte do material furtado.
Após o crime, os suspeitos fugiram rapidamente em direção a uma área de mata próxima, desaparecendo sem deixar pistas.
A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local para iniciar as investigações, mas, até o momento, não há informações sobre a identidade dos responsáveis pelo crime.
Veja o vídeo abaixo do furto, por meio de imagens cedidas ao Canal Solar pela TV Poços:
Reportagens publicadas anteriormente pelo Canal Solar, mostram que o furto de equipamentos solares tem se tornado um problema crescente no Brasil, especialmente diante do aumento da adoção da tecnologia.
A facilidade com que módulos fotovoltaicos podem ser removidos e vendidos no mercado paralelo torna esse tipo de crime uma ameaça para consumidores e empresas que investem na energia solar.
Diante desse cenário, especialistas ouvidos pelo Canal Solar, como Luca Milani e Mauro Filho, CEOs da 77 Sol e da Elétron, respectivamente, reforçam a importância de proteger os sistemas fotovoltaicos por meio de seguros específicos.
Tais soluções oferecem cobertura não só contra furtos e roubos, mas também para outros imprevistos que possam comprometer a operação e a rentabilidade de um investimento.
Para os profissionais, a contratação desse tipo de seguro não deve ser vista como um custo adicional, mas sim como uma proteção essencial para garantir a longevidade e eficiência de uma usina.
Saiba mais:
- Por que contratar um seguro para sistemas de energia solar?
- Seguro solar garante longevidade e proteção aos investimentos.
Atualmente, existem diferentes tipos de seguros para sistemas fotovoltaicos, cada um com coberturas específicas, tanto para os integradores quanto para os consumidores finais, conforme explica o artigo abaixo:
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
Uma resposta
Dificilmente serão pegos, e se forem, serão imediatamente soltos na audiência de custódia.
Afinal o próprio presidente da república já declarou que us jóvi só rôba par tumá uma cervejinha…