O encontro do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20 (ETWG), presidido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encerrou-se na última sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu (PR).
Como resultado, os países membros chegaram a um consenso para triplicar a capacidade de geração de energia renovável e dobrar a taxa média anual de melhorias na eficiência energética global até 2030. Vale destacar que o ETWG não assinava uma declaração de compromisso conjunto desde 2021.
O documento final estabelece compromissos que buscam aumentar a segurança energética e acelerar a transição para fontes limpas, sustentáveis e inclusivas.
“Como as maiores economias do mundo, temos os recursos, o conhecimento e a capacidade de liderar essa transição. Mas a liderança exige mais do que palavras, exige ações concretas e, acima de tudo, urgentes. Apenas com cooperação, coragem e uma visão comum poderemos realizar essa transformação de forma justa e equilibrada. Não podemos mais adiar as decisões necessárias. Com isso, podemos nos orgulhar e dizer ao mundo que este grupo alcançou um consenso em temas cruciais para a preservação do planeta”, enfatizou Silveira.
Matriz elétrica tem expansão de 7,8 GW neste ano
O grupo também reconheceu a importância de adotar diferentes estratégias para alcançar a meta de triplicar a capacidade de geração renovável, como o aumento da flexibilidade e estabilidade dos sistemas elétricos, a expansão da geração, modernização da infraestrutura de energia e melhor gerenciamento da demanda.
Além disso, foi ressaltada a necessidade de acelerar o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia, tanto por meio de baterias quanto por hidrelétricas reversíveis.
Transmissão e armazenamento de energia elétrica, um desafio que o Brasil precisa enfrentar
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].