21 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Geração própria de energia solar cresce 40% no Ceará em 2021

Atualmente, o Estado conta com 3,5% do parque brasileiro de energia fotovoltaica distribuída.

Autor: 6 de julho de 2021Brasil
2 minutos de leitura
Geração própria de energia solar cresce 40% no Ceará em 2021

O Estado do Ceará ultrapassou a marca de 14 mil conexões operacionais de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos, segundo levantamento recém-divulgado pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Trata-se de um aumento de 40% em relação a dezembro do ano passado, quando havia 10 mil de unidades fotovoltaicas instaladas na região, conforme apurou o Canal Solar. 

Atualmente, o Estado conta com 208,6 MW instalados em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, os quais correspondem a 3,5% de todo o parque brasileiro de energia fotovoltaica distribuída.

Ao todo, os sistemas solares em telhados e pequenos terrenos estão espalhados por 181 cidades cearenses, o que representa 98,4% dos 184 municípios da região. Atualmente, são cerca de 18.418 consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Ceará a atração de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, a geração de mais de 6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 276,2 milhões aos cofres públicos.

De acordo com Jonas Becker, coordenador estadual da ABSOLAR no Ceará, o Estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar do país. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os cearenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, disse.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.