Geração solar cresce 42,5% na primeira quinzena de setembro

Neste ano foram adicionados 3 GW de potência de energia fotovoltaica no Brasil
CanalSolar-Geracao-solar-cresce-425-na-primeira-quinzena-de-setembro.jpg
Foto: Freepik

A geração de energia elétrica no Brasil cresceu 1,1% (68.639 MWmed) na primeira quinzena de setembro, na comparação com igual período do ano passado. A informação consta no boletim InfoMercado Quinzenal, divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Destaque para as usinas fotovoltaicas centralizadas, que cresceram 42,5% (2.657 MWmed) no período. Até setembro, foram adicionados 3 GW de potência de energia solar centralizada na matriz elétrica brasileira, um incremento recorde. Em 2022, por exemplo, o acréscimo no ano todo foi de 2,5 GW.

No total, o Brasil tem 10,3 GW de capacidade solar centralizada em operação. A produção hidrelétrica somou 43.570 GW médios, aumento de 2,4% considerando a mesma base de comparação. As gerações das usinas eólicas (13.310 MWmed) e térmicas (9.102 MWmed) caíram, respectivamente, em -3,3% e -6,3%.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.