28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,84GW

Geradores de energia grid zero estão disponíveis no mercado fotovoltaico brasileiro

O equipamento permite a gestão de cargas, controlando a passagem de energia e habilitando a função grid zero

Autor: 29 de junho de 2020julho 27th, 2021Brasil
Geradores de energia grid zero estão disponíveis no mercado fotovoltaico brasileiro

O sistema off-grid é uma solução empregada em regiões onde não existe atendimento por parte das concessionárias, além de funcionar como backup de sistemas on-grid, seja para viabilizar o consumo nos horários de pico ou para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento. Com a expansão e consolidação do mercado fotovoltaico, cada vez mais empresas têm aplicado este tipo de solução, até mesmo em sistemas híbridos.

Visando atender esta demanda do setor de energia solar, a distribuidora Aldo Solar, em parceria com a fabricante Growatt, empresa que vem se destacando na inovação e tecnologia investindo todo ano 10% do faturamento em P&D, vai disponibilizar geradores trifásicos de 380 V desenvolvidos para se conectar à rede com injeção zero.

O equipamento permite a gestão de cargas, controlando a passagem de energia e habilitando a função grid zero. Com isso, é possível gerenciar a energia produzida pelo sistema fotovoltaico, evitando a injeção na rede ou controlando a capacidade que pode ser injetada.

O usuário pode direcionar a energia produzida em sistema grid zero para a demanda de um determinado quadro de distribuição ou para diversas atividades específicas.

São sistemas inteligentes que controlam a geração de acordo com a necessidade das cargas/consumo e, ao mesmo tempo, não permitindo a retroalimentação do grid. Os geradores vem acompanhado de medidor de energia smart grid zero Growatt para padrões de entrada de 100 KW, 300 KW ou até 600 KW / 1200A.

Aplicações

Alguns exemplos de aplicações são:

  • dual on-grid com grid zero para médios e grandes projetos sem a necessidade de aumentar o contrato de demanda com a concessionária;
  • instalações em áreas que a concessionária não permite injeção na rede;
  • grandes aplicações de usuários do mercado livre;
  • abastecimento de uma central de ar-condicionado;
  • aplicações diversas para o agronegócio e indústrias, sem a necessidade de projetos e mudanças nos contratos junto à concessionária de energia.

Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da Aldo Solar, destaca que os geradores grid zero reforçam o compromisso da energia solar fotovoltaica de ser uma fonte limpa e barata. Ele ainda exemplifica o impacto positivo da aplicação dos geradores.

“Um bom exemplo prático é nossa sede em Maringá. Em 2017, instalamos o sistema de energia solar on grid com interação com a rede pública. Porém, nossa empresa cresceu e com ela nossa conta de energia e, para diminuir os custos, instalamos agora um sistema grid zero Growatt de 100 kW e direcionamos toda energia gerada para o quadro geral do sistema do ar condicionado. Com isso, já conseguimos diminuir as despesas com a conta de energia, sem a necessidade de aumentar o contrato de demanda”.

Sistemas on-grid e off-grid

Na modalidade on-grid, o sistema é conectado à rede pública de eletricidade e, quando a unidade gera mais energia do que o necessário, o excedente é inserido no sistema das concessionárias e convertido em créditos de energia que serão descontados ou acumulados na conta de luz no final do mês. Já o off-grid são sistemas isolados não conectados à rede elétrica e são utilizados armazenando a energia solar por meio de baterias.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.