23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Governo anuncia novos secretários do Ministério de Minas e Energia

Nogueira e Barral assumem, respectivamente, Secretaria de Energia Elétrica e de Planejamento e Transição Energética

Autor: 9 de fevereiro de 2023Setor Elétrico
4 minutos de leitura
Governo anuncia novos secretários do Ministério de Minas e Energia

Ministro Alexandre Silveira durante reunião do CMSE. Foto: Tauan Alencar/MME

Foi anunciado nesta quinta-feira (09) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, os nomes dos novos secretários que irão conduzir o Ministério de Minas e Energia (MME).

Os nomes escolhidos são: Gentil Nogueira, para a Secretaria de Energia Elétrica (SEE); Pietro Mendes, para a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG); e Thiago Barral, para a Secretaria de Planejamento e Transição Energética (SPE).

De acordo com Silveira, a nova equipe tem perfil técnico e ampla experiência nos setores de energia elétrica, combustíveis e planejamento energético. “A capacidade técnica da equipe é essencial para enfrentar a grande complexidade e os desafios da pasta”.

“A equipe vai trabalhar para que os recursos do país sejam explorados de forma oportuna para toda a população brasileira e também para as futuras gerações”, destacou o ministro.

Currículo dos novos secretários do MME

Gentil Nogueira de Sá Junior – Secretário de Energia Elétrica

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica e Análise de Impacto Regulatório (AIR), ambas pela UnB. Gentil Nogueira iniciou sua carreira em 2001, na indústria de fornecimento de equipamentos eletromecânicos para geração de energia elétrica.

De 2007 a 2016, atuou nas áreas de fiscalização da geração, regulação da geração e regulação econômica e de mercado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atuou também como superintendente adjunto de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) e em maio de 2019 assumiu a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) da Aneel.

Pietro Mendes – Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter Pós-Graduação Executiva em Petróleo e Gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE).

Com mais de 14 anos de experiência, Pietro Mendes é especialista em regulação e também concursado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Exerceu a função de assessor do Diretor-Geral e de Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, além de ter sido Diretor de Assuntos Jurídicos da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg). Pietro também foi Diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME.

Thiago Barral – Secretário de Planejamento Energético

Thiago Barral é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ).

Iniciou a carreira na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2007, assumindo a presidência em 2019. Atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais – sendo responsável, principalmente, pela realização de estudos de mercado e demanda de energia, geração distribuída, eficiência energética, estudos ambientais de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, entre outros.

Também assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto dos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento de estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de Setembro de 2013 a setembro de 2016.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.