O Governo de São Paulo, por meio da InvestSP – agência estadual de promoção de investimentos, vinculada à SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico – informou que vai apoiar os municípios paulistas na implantação de projetos de energia solar.
A Agência abriu chamamento público para o credenciamento de empresas especializadas na elaboração dos projetos e na instalação de usinas fotovoltaicas.
Com apoio dessas empresas, o Estado poderá colocar à disposição das gestões municipais estudos e projetos que apoiem a tomada de decisão e a execução de serviços.
Além dos ganhos ambientais, o objetivo da ação visa tornar os municípios paulistas mais atrativos para investimentos e garantir economia aos cofres públicos, seja por conta da redução da conta de luz ou da busca pelo menor custo para o projeto.
“A energia solar é uma das forças de São Paulo que, com estímulo, vai gerar novas oportunidades e crescimento”, disse Jorge Lima, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o Governo do Estado, a ideia da iniciativa surgiu durante reuniões técnicas com gestores municipais com a Desenvolve SP – agência de fomento do Estado, que é parceira da InvestSP na iniciativa – nas quais foram levantados os desafios das prefeituras na formulação dos projetos e na busca por financiamentos.
“O foco está no desenvolvimento sustentável das cidades e das regiões onde elas se encontram (…) Instalar usinas fotovoltaicas significa reduzir a conta de energia, permitindo que o gestor público utilize essa economia para investir em outras áreas prioritárias do município”, disse Ricardo Brito, diretor-presidente da Desenvolve SP.
Atualmente, segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os municípios paulistas já contam com mais de 5,3 GW de capacidade instalada de energia solar, somando os segmentos de geração distribuída (4,45 GW) e centralizada (0,93 GW).
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].