Governo Federal cria estatal para gerir Itaipu e usinas nucleares

Nova empresa será controlada pela União e viabiliza o processo de privatização da Eletrobras

O Governo Federal publicou, nesta segunda-feira (13), um decreto que cria a ENBpar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional).

Trata-se de entidade pública organizada sob a forma de sociedade anônima, que será vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia), conforme prevê a lei que determina as regras para a privatização da Eletrobras.

Basicamente, a nova estatal terá como função garantir o controle da União sobre a manutenção da operação de usinas nucleares no país, bem como a titularidade do capital social e a aquisição dos serviços das usinas gerenciadas pela Eletrobras, especificamente da Eletronuclear e Itaipu Binacional.

A empresa ainda ficará incumbida de gerir contratos de financiamento que utilizem recursos da RGR (Reserva Global de Reversão) celebrados até 17 de novembro de 2016 e a administração dos bens da União sob gestão da Eletrobras.

O decreto publicado ressalta também que a ENBpar será responsável por cuidar da conta corrente do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e da gestão dos contratos de comercialização da energia gerada pelos empreendimentos contratados no âmbito do Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

banner amara

Privatização

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a MP (Medida Provisória) que prevê a privatização da Eletrobras, estatal que responde hoje por cerca de 30% da energia elétrica gerada no Brasil.

A medida havia sido aprovada em maio no Congresso Nacional, foi alterada pelos senadores e precisou ser novamente votada pelos deputados no dia 21 de junho. Foi somente com essa aprovação, que o documento foi encaminhado à sanção presidencial.

O foco da MP é vender as ações da Eletrobras até que o Governo Federal deixe de deter 60% dos papéis da estatal e passe a ser dono de apenas 45% da empresa. A ideia por trás disso, segundo o Governo, é tornar o setor elétrico brasileiro mais competitivo e eficiente.

Crédito imagem: Alexandre Marchetti / Itaipu Binacional

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal