1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Granja no PR investe em instalação de sistema fotovoltaico

Projeto é uma parceria entre a Copel e a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Autor: 14 de setembro de 2021junho 22nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
Granja no PR investe em instalação de sistema fotovoltaico

A Granja São Pedro Colombari, localizada em São Miguel do Iguaçu (PR), anunciou o investimento na energia solar com a construção de um sistema de microgeração distribuída.

O projeto é uma parceria da concessionária de distribuição Copel (Companhia Paranaense de Energia) e da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Há duas semanas, foi realizado com sucesso um teste da operação de ilhamento da região.

“É um projeto que estamos tratando com bastante atenção, pois entendemos ser um ponto-chave para o aproveitamento máximo da geração distribuída, principalmente na área rural”, afirma Julio Omori, superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel.

Leia também: Copel investe em projetos de armazenamento e soluções híbridas

“É o embrião de um sistema que pode funcionar em vários níveis de potência, com várias fontes geradoras, e chegar a se expandir por toda a área de concessão da Copel, e até para o Brasil como um todo”, completa.

De acordo com a companhia, com a implantação da microrrede, em uma eventual falha no sistema de distribuição da concessionária, a unidade geradora será isolada de forma automática do sistema e poderá alimentar a área durante o período de contingência.

Para Luiz Felipe Carbonell, diretor de Coordenação da Itaipu, o projeto atende dois objetivos estratégicos: a preservação de recursos hídricos da região e o emprego de fontes de energia renovável, diminuindo a poluição ambiental.

“Ao utilizar rejeitos da cadeia local de proteínas para a produção de bioenergia, e o aproveitamento dessa geração de forma distribuída por meio de um microgrid, preserva-se a natureza e assegura-se a disponibilidade de energia ao produtor, de forma complementar à rede pública”, destaca Carbonell.

Desde 2016, a Granja Colombari gera energia a partir do biogás. Com a implementação do sistema fotovoltaico, a energia será utilizada para abastecer a propriedade e outras três unidades consumidoras vizinhas. 

Créditos da imagem: Marcos Labanca/ SecComPR

Redação do Canal Solar

Redação do Canal Solar

Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.