Copel investe em projetos de armazenamento e soluções híbridas

Programas fornecidos pela WEG incluem, por exemplo, baterias de íons de lítio, usinas solares e eletrocentros
2 minuto(s) de leitura
17-06-21-canal-solar-Copel investe em projetos de armazenamento e soluções híbridas

A WEG anunciou, nesta quarta-feira (16), o fornecimento de quatro sistemas de armazenamento de energia, bem como o desenvolvimento do controle de uma microrrede alimentada por diversas fontes para a Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Entre os produtos fornecidos, estão quatro BESS (Sistemas de Armazenamento de Energia) que incluem baterias de íons de lítio e fluxo-vanádio, usinas fotovoltaicas, transformadores, painéis de baixa e média tensão, automação das plantas, BMS (Battery Management System) e eletrocentros.

Ademais, faz parte do contrato – que engloba fabricação, construção, comissionamento, garantia e suporte técnico – a renovação do sistema de geração de energia da Ilha das Cobras, área remanescente de Mata Atlântica na Baía de Paranaguá.  

Atualmente, a planta tem um sistema de geração a diesel que será substituído e complementado por um conjunto híbrido de geração solar associada com baterias – que suprirá toda a energia demandada na região.

Saiba mais: Especialistas destacam importância da integração do diesel com solar

“A construção e o desenvolvimento de uma microrrede de energia elétrica inteligente visa disseminar o uso da solar e garantir segurança, qualidade e resiliência no fornecimento de energia elétrica na Ilha das Cobras”, destacou Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação.

“O projeto vai também contribuir para a redução de impactos ambientais, visto que o consumo de diesel será eliminado com o uso do BESS”, explicou Johann.

Projetos implementados

Segundo a WEG, um dos programas será implantado no município de Ipiranga, nos Campos Gerais (PR), e irá colocar lado a lado dois sistemas de 1 MWh cada com as tecnologias de baterias de lítio e fluxo.

Outro projeto é o fornecimento de uma solução transportável de sistema de armazenamento de energia com capacidade de 1 MWh para ser conectada à rede de distribuição – nos casos de atendimento de contingências programadas ou atendimentos sazonais de demandas com pico de consumo.

Além deste, será implantado na Vila Residencial de Faxinal do Céu, em Pinhão, no Centro-Sul, o sistema fotovoltaico associado a armazenamento de energia. A WEG afirmou que serão feitos testes com a implantação de uma microrrede em toda a vila, possibilitando avaliar a conjunção das novas tecnologias com as topologias empregadas e aferir os benefícios aos consumidores.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal