16 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,2W

Grupo Moura e SAE Brasil firmam parceria para fomentar mobilidade elétrica

Empresas estão realizando um estudo para estimular políticas e criar soluções para o setor no país

Autor: 8 de outubro de 2021novembro 1st, 2021Veículos elétricos
Grupo Moura e SAE Brasil firmam parceria para fomentar mobilidade elétrica

O Grupo Moura firmou uma parceria com a SAE Brasil para colaborar no fomento de políticas e desenvolvimento de soluções para a mobilidade no país. Serão dez meses de pesquisa por mais de 40 cidades, 24 estados e quase 30 mil km.

O programa, iniciado neste mês, tem como objetivo levantar diferentes realidades percorrendo as regiões mais remotas do Brasil em um veículo especialmente adaptado para a dinâmica do projeto, utilizando as baterias Moura na autonomia elétrica. 

De acordo com a empresa, o “Observatório da Mobilidade SAE Brasil” pretende identificar diferentes cenários e necessidades das regiões brasileiras em mobilidade. As soluções identificadas serão apresentadas aos setores públicos e à indústria. Os pesquisadores estão viajando em um furgão modelo Sprinter que foi transformado em motorhome (casa e escritório móvel).

Tecnologia 

Segundo a Moura, foi preciso projetar e adaptar um sistema elétrico possível de realizar ciclos diários de carga e descarga das baterias. A carga e regeneração será realizada por meio do próprio movimento do automóvel, utilizando o alternador para converter a energia mecânica em elétrica. 

“A bateria tem como principal função armazenar a eletricidade gerada pelo alternador do veículo, que será utilizada para alimentar os equipamentos elétricos da parte casa da van”, destacou Antônio Júnior, diretor de engenharia da Moura. “Para o projeto usaremos as baterias da linha Solar série MS, projetada com foco na performance durante o armazenamento de energia solar, mesmo em altas temperaturas”, concluiu.

Leia mais: Confira 4 motivos que farão os VEs explodirem em vendas no Brasil

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.