O Grupo Moura firmou uma parceria com a SAE Brasil para colaborar no fomento de políticas e desenvolvimento de soluções para a mobilidade no país. Serão dez meses de pesquisa por mais de 40 cidades, 24 estados e quase 30 mil km.
O programa, iniciado neste mês, tem como objetivo levantar diferentes realidades percorrendo as regiões mais remotas do Brasil em um veículo especialmente adaptado para a dinâmica do projeto, utilizando as baterias Moura na autonomia elétrica.
De acordo com a empresa, o “Observatório da Mobilidade SAE Brasil” pretende identificar diferentes cenários e necessidades das regiões brasileiras em mobilidade. As soluções identificadas serão apresentadas aos setores públicos e à indústria. Os pesquisadores estão viajando em um furgão modelo Sprinter que foi transformado em motorhome (casa e escritório móvel).
Tecnologia
Segundo a Moura, foi preciso projetar e adaptar um sistema elétrico possível de realizar ciclos diários de carga e descarga das baterias. A carga e regeneração será realizada por meio do próprio movimento do automóvel, utilizando o alternador para converter a energia mecânica em elétrica.
“A bateria tem como principal função armazenar a eletricidade gerada pelo alternador do veículo, que será utilizada para alimentar os equipamentos elétricos da parte casa da van”, destacou Antônio Júnior, diretor de engenharia da Moura. “Para o projeto usaremos as baterias da linha Solar série MS, projetada com foco na performance durante o armazenamento de energia solar, mesmo em altas temperaturas”, concluiu.