29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Histórico: Super Bowl foi inteiramente movido por energia solar

Estádio da final da NFL consumiu 28 MWh durante o embate entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers

Autor: 13 de fevereiro de 2024fevereiro 15th, 2024Transição energética
2 minutos de leitura
Histórico: Super Bowl foi inteiramente movido por energia solar

Foto: NFL/Reprodução/YouTube

A vitória do Kansas City Chiefs sobre o San Francisco 49ers, o show do cantor Usher, além das presenças de Taylor Swift, Beyoncé e outros artistas e celebridades, foram os principais assuntos do Super Bowl LVIII, realizado neste domingo (11), no Allegiant Stadium, em Las Vegas (EUA). 

Contudo, a sustentabilidade também foi uma das estrelas do evento. Isso porque, pela primeira vez na história, uma partida do Super Bowl foi movida inteiramente por energia renovável, mais especificamente por energia solar.

Estima-se que o palco da final deste domingo consumiu cerca de 28 MWh de energia durante o evento, segundo cálculos do site Business Insider.

O feito foi considerado um marco impressionante, considerando a quantidade de eletricidade necessária para manter as luzes acesas em um estádio com capacidade para 65 mil torcedores.

O Allegiant Stadium obteve toda a sua energia por meio de uma fazenda de energia solar, chamada de “Arrow Canyon”, de propriedade da concessionária local NV Energy.

Projeto Arrow Canyon. Foto: Divulgação

Projeto Arrow Canyon. Foto: Divulgação

Projeto Arrow Canyon. Foto: Divulgação

O empreendimento, localizado na Reserva dos Índios Moapa Band of Paiute, a 32 quilômetros de Las Vegas, é composto por 621 mil painéis fotovoltaicos, além de contar com armazenamento de baterias

Super Bowl

O Super Bowl é o jogo que marca a final do campeonato da NFL (National Football League), a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos. A partida é a que decide o campeão da temporada. 

Disputada desde 1967, a partir da junção das duas principais conferências da Liga (a NFC e a AFC), o Super Bowl, é, atualmente, o maior evento desportivo e de maior audiência televisiva dos Estados Unidos. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.